Calma

BOLSA FAMÍLIA: CANCELAMENTO pega beneficiários de surpresa e gera onda de DESESPERO

Carteirinha do Bolsa Família (Foto: Reprodução/ Internet)

Carteirinha do Bolsa Família (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O perigo de ter o Bolsa Família cancelado tem deixado todos os beneficiários do programa do governo totalmente assustados

Para ter o benefício do Bolsa Família, as família brasileiras precisam ter o cadastro no CadÚnico sempre muito bem atualizado (o governo pede de 2 em 2 anos).

O governo vai iniciar, agora na segunda semana de junho, uma nova rodada de pagamento do Bolsa família de acordo com os números finais do NIS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O problema é que muitas pessoas estão sem receber o benefício do Bolsa Família desde abril, já que ele foi bloqueado pelo governo.

COMO NÃO TER MEU BENEFÍCIO BLOQUEADO?

Caso você tenha seu benefício do Bolsa Família bloqueado, a indicação é você ir até um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ou qualquer ponto de assistência ao CadÚnico e fazer um recadastramento, ou seja, atualizar as informações.

Em caso de bloqueio definitivo do CadÚnico, os usuários poderão fazer um novo cadastramento. Contudo, o retorno aos programas sociais não acontece de maneira automática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outras palavras, mesmo que uma pessoa consiga se inscrever novamente no Cadastro Único, poderá demorar bastante tempo, enfrentando até mesmo fila em alguns casos, para voltar a participar de alguns programas sociais.

Nos últimos meses, o governo federal fez uma limpa nos dados dos usuários cadastrados no benefício do governo. Por exemplo, em abril, o governo bloqueou e exigiu a atualização dos cadastros de cerca de 1,2 milhão de pessoas que afirmavam morar sozinhas.

Essas pessoas começaram a receber o Bolsa Família no segundo semestre de 2022, durante o período eleitoral. Isso gerou desconfiança do governo, que analisou mais criteriosamente os dados e exigiu o recadastramento desses beneficiários para comprovar a situação em que se encontravam.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso é para evitar fraudes no benefício do governo e garantir que as pessoas que mais necessitam tenham o direito do mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então fiquem atentos, busque sempre deixar os dados atualizados, no máximo de dois em dois anos ou sempre que houver alguma mudança na sua residência.

Mudança de escola, salário, nascimento ou falecimento de um morador, busque sempre deixar seus dados atualizados no CadÚnico e assim evitar o bloqueio do benefício.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile