O programa tem passado por revisão, principalmente nos cadastros unipessoais, que tem grupos familiares formados por uma única pessoa
Em meio à redução de custos do Governo Federal, o Bolsa Família cortou o pagamento de uma longa lista de beneficiários. O Ministério do Desenvolvimento Social confirmou a exclusão de cerca de 1,1 milhão de cadastros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo faz parte de uma campanha contra o fim de fraudes e irregularidades no programa. Essa verificação mais rígida tem sido feita para diminuir o número de pessoas que recebem a mensalidade de R$ 600 indevidamente e dar espaço para quem realmente precisa.
Um levantamento do site Poder 360 apontou que, somente entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, 325.475 pessoas foram cortadas do CadÚnico. A pesquisa ainda apontou que a revisão teve maior impacto no Sudeste e Nordeste do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cidadãos que moram sozinhos podem receber o Bolsa Família?
O número também se refere às famílias unipessoais, formadas por uma única pessoa. Pela regra, não há restrição para essas pessoas, mas, para receberem o benefício, existem algumas ressalvas e um limite de 16% dentro da lista geral de beneficiários no atual Governo Lula.
De acordo com o Governo Federal, o Bolsa Família tem atendido 20,8 milhões de residências. Mas, para este ano, existe um projeto em torno do Pacote Fiscal, divulgado pela ministra do Orçamento, Simone Tebet, que ainda precisa de aprovação, alterando as concessões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar disso, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, garantiu que a ação seguirá garantida para quem, de fato, precisa. “Nenhum direito será tirado de quem cumpre ali a regra legal. Nós vamos trabalhar para alcançar e assegurar o direito”, destacou.
Conclusão
- Em resumo, o Bolsa Família vem promovendo cortes nos benefícios;
- O plano atual é reduzir os gastos do Governo Federal, além de excluir fraudes e irregularidades;
- Desde 2023, cerca de 1,1 milhão de cadastros foram suspensos pela gestão;
- Simone Tebet e Wellington Dias afirmaram que não vão derrubar quem está dentro das regras;
- No entanto, surge uma rigidez maior em cima dos cadastros unipessoais;
- Esse tipo de cadastro existe no programa, mas tem limite de 16% na lista geral de beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE