Wellington Dias faz anúncio sobre cortes no Bolsa Família e BPC
No dia 18 de março, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, anunciou cortes significativos nos pagamentos do Bolsa Família e do Benefício de Prestacão Continuada (BPC), do INSS.
Os programas passaram por uma nova revisão detalhada, conhecida como “pente-fino”, resultando no bloqueio de mais de 4 milhões de pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, afinal, o que aconteceu?
O governo federal cancelou os benefícios após identificar fraudes e inconsistências nos cadastros, de acordo com apurações do TV Foco e informações da CNN.
Durante o lançamento do Plano de Ação 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único, Wellington Dias enfatizou a necessidade de rigor na gestão dos recursos públicos.
“Queremos ser bastante rigorosos com o dinheiro público. Cada centavo tem que ser tratado com bastante eficiência. Esse volume de dinheiro precisa chegar a quem realmente tem o direito. A quem não tem o direito, temos que aplicar a regra da lei”, afirmou Dias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula ciente: Corte vital é confirmado em maio e atinge pagamento do Bolsa Família de 318 mil beneficiários
Além do Bolsa Família: Canetada de Elmano de Freitas garante +1 benefício salvador em Fortaleza, CE
Tchau, R$600 e Tebet ciente: Lei em vigor crava 7 atitudes que BLOQUEIAM o Bolsa Família em 2025
O ministro também reforçou que, entre 2023 e 2024, os bloqueios resultaram na exclusão de 4,1 milhões de pagamentos irregulares, fruto da identificação de fraudes e inconsistências cadastrais.
Garantia de pagamento
Em seguida, Wellington Dias garantiu que os beneficiários que se encaixam nos critérios do programa continuarão recebendo os valores devidos sem interrupção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu quero afirmar que está assegurado todo dinheiro necessário para pagar cada benefício social a quem tem o direito. Não faltará recursos para pagar quem tem direito”, declarou o ministro.
Fraudes no Bolsa Família e BPC
Para reforçar a fiscalização e evitar pagamentos indevidos, o governo lançou um Plano de Ação baseado em três eixos principais:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Qualificação do Cadastro Único: aprimoramento dos dados dos beneficiários para garantir maior precisão e transparência
- Reforço na fiscalização: intensificação do monitoramento de beneficiários e gestores dos programas sociais
- Prevenção de fraudes: implementação de mecanismos para evitar que recursos sejam repassados indevidamente
Além disso, foram criados três grupos de trabalho focados na identificação de CPFs fraudulentos e na melhoria dos processos de fiscalização.
Considerações finais
Em resumo, Wellington Dias destacou que, entre 2023 e 2024, o governo federal cancelou 4,1 milhões de pagamentos indevidos do Bolsa Família e do BPC.
Veja mais informações sobre o Bolsa Família clicando aqui.
Quem pode receber o Bolsa Família?
Por fim, para ser elegível ao Bolsa Família, é necessário que a renda mensal familiar seja de até R$ 218 por pessoa.
Desse modo, para calcular, soma-se a renda total da família e divide-se pelo número de integrantes. Caso o valor fique abaixo desse limite, a família pode receber o benefício.
Os beneficiários também precisam cumprir algumas exigências, como:
- Manter crianças e adolescentes na escola;
- Realizar o acompanhamento pré-natal para gestantes;
- Manter as carteiras de vacinação atualizadas.