ATENÇÃO

Usuários do Bolsa Família e segurados do BPC do INSS em festa: Nova lei chega com grana EXTRA a beneficiários

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei ajuda beneficiários do Bolsa Família (Foto: Roberta Aline/MDS/Freepik)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dinheiro inesperado pode ajudar brasileiros que recebem Bolsa Família e o BPC do INSS graças a nova lei

Além da recriação do Bolsa Família e de vários outros benefícios, o ano de 2023 presenteou os brasileiros com outra novidade. Uma lei aprovada permite que beneficiários do programa e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tenham acesso a uma grana extra.

Em 12 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por unanimidade, a liberação de empréstimos consignados para beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família e o BPC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em agosto do ano passado, foi aberta uma ação para barrar a liberação de crédito consignado a beneficiários de programas sociais. O PDT (Partido Democrata Trabalhista) questionou alguns pontos, como o fato de quem contraiu o crédito ter 45% da renda comprometida.

De acordo com a Agência Brasil, as alterações questionadas estão previstas na Lei 14.431/2022, sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que permitiu que os descontos em folha poderiam chegar a até 45% dos benefícios.

INSS paga o BPC para idosos e pessoas com deficiência (Foto: Governo Federal)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a liberação permite que até 35% da renda dos beneficiários do Bolsa Família e do INSS sejam comprometidas. O relator do caso, ministro Nunes Marques, alegou que brasileiros têm condições de realizarem planejamentos financeiros, mesmo recebendo benefícios.

BENEFICIÁRIOS BPC

A liberação também ocorreu para quem recebe o BPC, que é um benefício do INSS destinado a idosos com mais de 65 anos de idade e pessoas com deficiência que comprovem baixa renda.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para isso, a renda per capita (por pessoa da família) deve ser de até um quarto do salário mínimo, o que hoje dá R$ 330. Assim como previsto em lei, o beneficiário pode comprometer até 35% da renda básica, que é de um salário mínimo (R$ 1.320).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUANTOS BRASILEIROS RECEBEM O BOLSA FAMÍLIA?

Em outubro, 21,45 milhões de famílias de todos os 5.570 municípios brasileiros receberam o Bolsa Família, de acordo com a Agência Brasil.

Bolsa Família ajuda milhões de famílias no Brasil (Foto: Roberta Aline/MDS)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile