A verdade desvendada sobre a notícia que passou a circular após vídeo de Gelado Alckmin com possível fim do Bolsa Família
Antes de mais nada, é importante destacar que o Programa Bolsa Família é um programa federal de transferência direta e indireta de renda que integra benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego, destinado a famílias em situação de pobreza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, atualmente são 20,8 milhões de famílias atendidas pelo Bolsa Família nos 5.570 municípios brasileiros, patamar que se mantém estável nos últimos quatro meses. Diante disso, um vídeo que tem circulado nas redes sociais recentemente tem dado muito o que falar.
Dessa forma, vocês saberão nesta terça-feira (10), tudo sobre a verdade aos beneficiários que estão preocupados sobre se o Bolsa Família irá acabar. De acordo com informações do portal Meu Tudo, passou a tomar uma grande proporção nas redes, um vídeo nas redes sociais, no qual o vice-presidente da república Geraldo Alckmin (PSL) diz que o Bolsa Família, antigo Auxilio Brasil, irá acabar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, recentemente informações oficiais desmentiram esses boatos e, assim, foi constatado que a notícia é falsa, ou seja, não há previsão para o fim do Bolsa Família.
O Presidente Lula, durante cerimônia no Palácio do Planalto no mês de abril, falou sobre sua estratégia para o futuro socioeconômico do Brasil. O presidente Lula declarou: “Nós não queremos um país que eternamente dependa de um Bolsa Família, que eternamente dependa de um vale-gás”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a criação do novo programa não tem referência ao fim do Bolsa Família, mas busca incentivar os beneficiários a terem opções de crédito para empreender de forma consciente e no futuro não depender de benefícios sociais para o próprio sustento.
O fato é que, há um vídeo postado nas redes sociais de uma entrevista do atual vice-presidente, Geraldo Alckmin, em novembro de 2022, sobre o Bolsa Família e a política fiscal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na entrevista, Alckmin fala sobre a exclusão do benefício assistencial da regra do teto de gastos, ou seja, não sobre o fim do Bolsa Família, como foi interpretado erroneamente. “Há uma unanimidade em relação ao Bolsa Família e às crianças, e as demais questões são doações; isso não tem impacto fiscal. No caso do orçamento, que está limitado, é receita extra, que pode até não ocorrer, mas, se ocorrer, você vai poder usar uma parte para investimento. Nós trouxemos uma proposta que não tem prazo, ela tem um princípio, que é a exclusão do Bolsa Família”.
Para o alívio das famílias, a notícia sobre o fim do programa é falsa, pois na época da entrevista de Alckmin, em novembro de 2022, estava acontecendo a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/22. Vale ressaltar, ainda, que o benefício assistencial continua sendo pago normalmente em 2024, seguindo o calendário do Bolsa Família proposto pelo governo.
Qual é o calendário do Bolsa Família para setembro de 2024?
Os pagamentos serão realizados conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Confira o cronograma:
NIS final 1: 18 de setembro;
NIS final 2: 19 de setembro;
NIS final 3: 20 de setembro;
NIS final 4: 21 de setembro;
NIS final 5: 22 de setembro;
NIS final 6: 25 de setembro;
NIS final 7: 26 de setembro;
NIS final 8: 27 de setembro;
NIS final 9: 28 de setembro;
NIS final 0: 29 de setembro.