Bolsonaro ataca jornalista da Globo e emissora escancara grande mentira do Presidente em rede nacional

20/07/2019 às 11h36

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Miriam Leitão da Globo foi ameaçada recebeu ataque de Jair Bolsonaro (Reprodução)
Miriam Leitão da Globo foi ameaçada recebeu ataque de Jair Bolsonaro (Reprodução)

Miriam Leitão da Globo foi ameaçada recebeu ataque de Jair Bolsonaro (Reprodução)

Jair Bolsonaro chamou Míriam Leitão de mentirosa e a Globo resolveu fazer uma nota de repúdio contra o Presidente do Brasil

Se antes a Globo se mostrava “mais neutra” quanto aos seus posicionamentos políticos, a situação desde que Jair Bolsonaro assumiu o poder mudou totalmente de figura. Além dos ataques constantes em seus telejornais, dessa vez a emissora resolveu repudiar uma declaração do político contra Míriam Leitão. Nesta semana, durante um café da manhã com a imprensa internacional, o Presidente da República chegou a afirmar que a jornalista havia participado da luta armada e alegou que ela mentiu ao falar que havia sido torturada durante a ditadura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o Jornal Nacional, a Globo resolveu emitir uma nota de repúdio direcionada a Jair Bolsonaro e defendeu publicamente Míriam Leitão. O pronunciamento da emissora foi lido por Renata Vasconcellos durante o Jornal Nacional exibido na noite desta sexta-feira, 19 de julho, e acabou gerando uma enorme repercussão nas redes sociais. O poderoso canal não fez questão nenhuma de afirmar que o político havia mentido e ferido a honra da respeitada e renomada jornalista.

+Alok revela gravidez mantida em segredo por Romana Novais e esposa faz declaração: “Não esperava”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essas afirmações do presidente causam profunda indignação e merecem absoluto repúdio. Em defesa da verdade histórica, e da honra da jornalista Miriam Leitão, é preciso dizer com todas as letras que não é a jornalista quem mente. Miriam Leitão nunca participou ou quis participar da luta armada. À época militante do PCdoB, Miriam atuou em atividades de propaganda. Ela foi presa e torturada grávida, aos 19 anos, quando estava detida no 38º Batalhão de Infantaria em Vitória”, dizia um trecho do comunicado da Globo.

Renata Vasconcellos prosseguiu lendo a nota de repúdio ao Presidente da República: “No auge da Ditadura de 64, em 1973, Miriam denunciou a tortura perante a primeira auditoria da Aeronáutica no Rio, enfrentando todos os riscos que isso representava na época. Narrou seu sofrimento aos militares e ao juiz auditor, e esse relato consta nos autos para quem quiser pesquisar. A jornalista foi julgada e absolvida de todas as acusações formuladas contra ela pela Ditadura. A absolvição se deu em todas as instâncias”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, para defender Míriam Leitão a Globo fez questão de relembrar o ataques que a jornalista também recebeu do governo do PT. ” É importante ressaltar que Miriam Leitão, ao longo dos governos do Partido dos Trabalhadores, foi também alvo constante de ataques. Não questionaram como agora o sofrimento por qual passou na Ditadura, mas a ofenderam em sua honra pessoal e profissional. Em discursos do ex-presidente Lula em palanques, e até mesmo a bordo de avião de carreira, quando Miriam Leitão ouviu insultos e ofensas por parte de militantes petistas que então lhe chamavam de neoliberal e direitista”, dizia a nota.

+Marília Mendonça, grávida de dois meses, sente fortes dores e causa enorme preocupação: “Não dá para aguentar”

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, ao trabalho de Míriam Leitão foi enaltecido pela Globo e a jornalista acabou recebendo uma defesa pública contra Jair Bolsonaro e o antigo governo do Partido dos Trabalhadores. ” Esses insultos, no passado, como agora, em sinais trocados, demonstram a maior das virtudes de Miriam como profissional: a independência em relação a governos, sejam de esquerda, de direita ou de qualquer tipo. A Globo aplaude essa independência, pedra de toque do jornalismo profissional e se solidariza com Miriam Leitão”, finalizou Renata Vasconcellos.

Miriam Leitão recebeu o apoio da Globo em briga contra Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/GloboNews)

Miriam Leitão recebeu o apoio da Globo em briga contra Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/GloboNews)

Bolsonaro e Globo
Globo
Jair Bolsonaro

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.