Bolsonaro tenta derrubar Globo, mas audiência do Jornal Nacional cresce e bate recorde em meses
07/11/2019 às 0h58
Globo atinge boa audiência com o Jornal Nacional mesmo com polêmica envolvendo Bolsonaro que ameaçou a emissora e gerou revolta entre os apoiadores do político.
Em meio à guerra com a Globo, Bolsonaro chegou a ameaçar a emissora com a possível não renovação da concessão se o processo não estiver “enxuto”. A polêmica declaração aconteceu após uma reportagem do Jornal Nacional citar o nome dele em uma investigação do caso Marielle Franco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse sentido, a audiência do telejornal vem aumentando nos últimos meses embora haja os ataques do presidente que possui vários apoiadores. Na semana passada, por exemplo, obteve seu melhor índice no Ibope desde o final de agosto. No PNT (Painel Nacional de TV), o JN atingiu uma média de 30,6 pontos entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro (cada ponto do Kantar Ibope equivale a 248.647 domicílios).
Sendo assim, foi a primeira vez que o jornalístico ultrapassou os 30 pontos desde a última semana de agosto. O média semanal só não ficou superior a média de 19 e 25 de agosto, quando o telejornal atingiu 31,8 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após os ataques ao canal, emissora respondeu ao presidente Jair Bolsonaro por meio de um nota divulgada. Isso porque, o político disse em live que emissora faz “patifaria” e fica “infernizando sua vida”. Foi uma reaação a uma reportagem do Jornal Nacional, que citou o nome do presidente na investigação do caso Marielle Franco.
No comunicado da emissora foi dito que “não fez patifaria nem canalhice”, mas sim “jornalismo com seriedade e responsabilidade”. O canal ainda disse que “o presidente revele não conhecer a missão do jornalismo de qualidade use termos injustos para insultar aqueles que não fazem outra coisa senão informar com precisão o público brasileiro”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes disso, Bolsonaro contou que “não perseguirá” a Globo, mas a renovação da concessão em 2022 dependerá se o processo estiver “enxuto”. Em resposta a essa declaração, o canal informou que “não poderia esperar do presidente outra atitude” e que “há 54 anos, jamais deixou de cumprir suas obrigações”.
É válido lembrar que Jornal Nacional, que chegou à média de 30,6 pontos, ficou somente atrás da novela A Dona do Pedaço, com 39 pontos na contagem de domicílios. Já em relação aos dados relativos ao alcance individual, o JN ficou na frente da trama das 21h.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Neto tira Band do poço no Apito Final com rebaixamento do Corinthians e último suspiro: Audiências 08/09
● César Tralli anuncia saída do ar ao vivo, confirma substituto no JH e explode em último dia: Audiências 19/5
● Com Sabina sacando celular para Bocardi, BDSP afunda e Ana Paula explode em volta à Globo: Audiências 15/05
Nesse modelo diferente de contagem, o instituto considera o percentual de pessoas diferentes que foram atingidas pelo programa, mostrando “A Dona do Pedaço” com 48,6 pontos, contra 48,9 do Jornal Nacional. Cada ponto representa a 693.786 indivíduos alcançados, cerca de 200 mil mais telespectadores alcançados que o folhetim.
Autor(a):
Hudson William
Por dentro dos assuntos sobre televisão desde 2008. A partir de 2012, passou a colaborar para o TV Foco com responsabilidade e credibilidade aos leitores.