Artistas da Globo foram atingidos em cheio por investigação promovida pela Receita Federal, órgão relacionado ao governo do presidente Bolsonaro
Vários artistas renomados da Globo foram alvo recentemente de ação da Receita Federal, que investiga suposta fraude a relação de emprego entre eles e a emissora. A informação foi divulgada pelo blog Radar, da VEJA, que listou nomes como Deborah Secco e Reynaldo Gianecchini na lista de “procurados” pelo órgão do governo Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas investigações acontecem porque os artistas são ou já foram, em algum momento, contratados pela Globo como Pessoa Jurídica, ou seja, como uma “empresa”, e não como Pessoa Física. A ideia seria conseguir se livrar um pouco da arrecadação de impostos, que é mais branda para empresas que para funcionários “comuns”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa notificação que foi enviada aos artistas, a Receita Federal exige explicação dos motivos para os contratos serem estabelecidos como Pessoa Jurídica. Para quem não sabe, PF é taxada em até 27,5% do Imposto de Renda, além da contribuição previdenciária para o INSS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Silas Malafaia, aliado de Bolsonaro, apunhala ex-presidente e surta ao desmascará-lo: “Covarde”
● Acaba de chegar notícia devastadora de ex-presidente Bolsonaro e pior notícia é dada agora (31)
● Desmascarado: Carteira de vacinação de Bolsonaro é divulgada e prova de uma vez se ele tomou a covid19
Bolsonaro envolvido?
A Pessoa Jurídica, por sua vez, recolhe de 6 a 16%, dependendo do faturamento. A Receita Federal, para quem não sabe, é um órgão ligado ao presidente Jair Bolsonaro, público desafeto da Globo. Artistas de outras emissoras, como Record e SBT, também são contratados como PJ, mas não receberam a mesma notificação que os da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Advogado se pronuncia
“As notificações para prestar esclarecimentos vêm sendo reiteradamente respondidas. As pessoas jurídicas que têm os maiores faturamentos na Globo já receberam, ao menos, três renovações de pedidos de esclarecimento”, explica o advogado dos artistas da Globo, que pretende arquivar as denúncias, em entrevista ao site Notícias da TV.