Bolsonaro usa William Bonner para divulgar fake news e é detonado na internet
19/08/2019 às 0h10
O presidente Jair Bolsonaro surpreendeu ao compartilhar imagens de golfinhos e baleias sendo assassinados e usou William Bonner para isso
O jornalista William Bonner, um dos mais conceituados nomes do jornalismo nacional, sempre é bastante criterioso em suas palavras, seja no Jornal Nacional ou na vida pessoal. Na atração da Globo, é claro, o cuidado com elas é ainda maior, e qualquer descuido é devidamente retratado quando percebido. Acontece que o nome do jornalista foi usado por ninguém mais, ninguém menos que presidente Bolsonaro para o contrário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É que o presidente, em mais uma polêmica, criticou a política de preservação ambiental da Noruega depois que o país resolveu suspender o fundo que era destinado para a Amazonia, a exemplo do que já fez a Alemanha. O vídeo de William Bonner falando sobre a suspensão do fundo foi parar no perfil de Bolsonaro.
+Leo Dias e Mara Maravilha tem nova relação divulgada em foto com Antonia Fontenelle e colega inveja
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Leo Dias e Mara Maravilha tem nova relação divulgada em foto com Antonia Fontenelle e colega rebate
+Michel Teló tem fugidas do casamento com Thais Fersoza reveladas e atriz toma atitude
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No vídeo publicado pelo presidente, no entanto, aparece na sequência da fala de Bonner um vídeo com baleias sendo tiradas da água. “Em torno de 40% do Fundo Amazônico vai para as… ONGs, refúgio de muitos ambientalistas. Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, escreveu ele.
Só tem um problema: ao contrário do que disse Bolsonaro ao tentar desqualificar a decisão da Noruega de cancelar o fundo ambiental para o Brasil, o triste episódio não acontece por lá. A Agência Lupa, especializada em desmascarar publicações falsas nas redes sociais, escancarou a mentira contada por ele.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tralli revela o que nunca disse antes sobre casamento com Ticiane e assume tudo publicamente: “Eu sou”
● Preta Gil é internada na UTI após cirurgia de 21 horas e boletim médico expõe real estado
● Juliana Paes assume de quem realmente gosta e fotos íntimas com pessoa amada chocam
“[As fotos] foram registradas nas Ilhas Feroe, arquipélago no Atlântico Norte dependente da Dinamarca, em um festival anual chamado Grindadráp. Neste festival, habitantes locais encurralam baleias usando barcos e direcionam os animais para praias locais. Os cetáceos são abatidos pelos habitantes locais, a golpes de facão e outras armas”, diz a página sobre a fake espalhada pelos seguidores de Bolsonaro.
+Faustão solta a voz no Domingão e público vê indireta para Bolsonaro: “Gado”
“Esse festival é alvo constante de protestos de Organizações Não-Governamentais (ONGs) ligadas ao meio ambiente. Em 2015, por exemplo, dois ativistas da Sea Shepherds Conservation Society foram presos tentando obstruir o caminho dos barcos”, diz ainda a Agência Lupa sobre o vídeo publicado por Bolsonaro.
Autor(a):
Fernando Lopes
Apaixonado pelo mundo da televisão, Fernando Lopes escreve sobre o assunto no TV Foco desde 2013.