Suspensão
Suspensão até dezembro: Bom Dia, da Globo, é paralisado com lei em vigor do INSS atingindo 17 milhões de idosos
27/05/2024 às 19h59
Bom Dia, da Globo, alerta os idosos com nova sobre golpe que tem atormentado o Instituto Nacional do Seguro Social
O Bom Dia Ceará, da Globo, alertou os brasileiros de um golpe que tem acometido muitos idosos sobre o INSS e nova lei do próprio Instituto tem favorecido isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do jornalístico da Globo, que foi ao ar no início de maio, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta que tem recebido denúncias de que golpistas estão se passando por servidores para fazer prova de vida na casa de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios.
Os golpistas apresentaram crachás falsos do INSS com nome, foto e com a suposta área de atuação, que seria “prova de vida presencial”. O instituto diz que os golpistas pediram dados e fotos dos beneficiários, o que é irregular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o INSS, esse tipo de pesquisa presencial é feita somente nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo.
No entanto, o servidor não pede cópia de documentos e nem fotografias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto”, esclareceu o INSS.
Para se ter ideia um homem de 47 anos e uma mulher de 23 foram presos em Santos (SP) aplicando esse golpe. Eles usavam crachás do INSS, prancheta, carregavam quatro celulares e faziam perguntas pessoais ao homem no meio do estabelecimento.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Natal de bolso cheio: INSS confirma vitória mais aguardada aos aposentados nesta segunda-feira (23)
● Isenção garantida: Lista de aposentados do INSS se livram do IPTU em 4 passos em 2025
Até o momento, o instituto não tem registro de quantos foram vítimas dos golpistas.
O INSS lembra que, em caso de dúvida, o beneficiário deve pegar nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS.
O instituto informou que, assim que recebeu a denúncia, encaminhou as imagens à Procuradoria Federal Especializada e à Polícia Federal para apurar como tiveram acesso aos dados dos beneficiários.
Isso tem acontecido porque o INSS suspendeu o bloqueio de contas de benefícios por falta da prova de vida até o final desse ano, o que dá aval aos bandidos usarem e buscarem dados dos idosos para conseguirem aplicar mais golpes.
COMO FAZER A PROVA DE VIDA DO INSS?
Neste ano, o instituto deverá fazer a comprovação automática de vida de cerca de 17 milhões de beneficiários. Em seu site, o instituto dá um exemplo de como será feito o procedimento automático: Uma pessoa toma uma vacina contra a gripe num posto de saúde da rede pública.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]