4 viradas da CNH aos motoristas em 2024
A Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, em suma, se trata do documento oficial que, no Brasil, atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, quatro grandes viradas chegam aos motoristas neste ano de 2024, com direito a bomba para idosos 70+, proibição e lei de trânsito em vigor e vocês irão conferir todos os detalhes, agora.
Bom, a lei está oficialmente em vigor desde julho do ano passado. Ela traz algumas obrigações necessárias aos motoristas e uma delas é bastante urgente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para tirar esse tipo de documento, não é nada barato. Em algumas localidades, o documento chega a custar até R$ 2,5 mil, somente na categoria B, dos veículos de quatro rodas. Por isso, todo cuidado e atenção ainda é pouco para quando estiver com ele em mãos. Confira a seguir:
1. Exame psicológico obrigatório para todos os condutores: A avaliação feita por médicos e psicólogos peritos será obrigatória para os motoristas de todas as categorias. Os iniciantes ou aqueles que estão renovando a CNH. Todos!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2. Exame toxicológico obrigatório para as categorias: Agora, a exigência faz parte da avaliação inicial para obter a CNH e periódica para validar o documento. O público-alvo são os condutores das categorias C, D e E. Há, claro, prazo de validade.
3. Mudanças no prazo de renovação: Neste ponto, os idosos serão os mais atingidos. Com as mudanças, a substituição da CNH será a cada 10 anos para motoristas de até 50, 5 anos para aqueles de até 70 e 3 anos aos que já passam dessa idade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4. Aviso obrigatório aos cadastrados no SNE: Os condutores do Sistema de Notificação Eletrônica devem cumprir o prazo do exame toxicológico. O Detran deve ser procurado para se regularizar e evitar multas, pontos na carteira e a suspensão da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o CNH Social?
A saber, a CNH social é o programa de habilitação gratuita voltado para pessoas de baixa renda.
São Paulo, Minas, Distrito Federal, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Piauí, Amazonas, Mato Grosso do Norte, Pará, Santa Catarina e Paraná oferecem a CNH Social.
O projeto é regional. Ou seja, depende do estado de cada um oferecer ou não. Mas, como no mapa acima, boa parte já faz parte dessa ação social. Para ter acesso, basta entrar no site do Detran de sua localidade e se inscrever conforme as vagas que são abertas.