A Carteira Nacional de Habilitação sofreu algumas viradas cruciais neste ano de 2024 e que atingiu em cheio os motoristas; tenha bastante atenção para não cair em uma das mudanças
Um dos documentos mais importante aos motoristas brasileiros se trata da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E por falar no documento, desta vez iremos tratar de uma bomba aos idosos 70+, com 4 viradas cruciais que chegam a motoristas em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, a lei está oficialmente em vigor desde julho de 2023 e traz algumas obrigações necessárias aos motoristas, sendo uma delas bastante urgente. A grande realidade é que, para tirar esse tipo de documento, o custo não é nada barato. Vale dizer que, em algumas localidades, a habilitação chega a custar até R$ 2,5 mil, somente na categoria B, dos veículos de quatro rodas.
Por conta disso, todo cuidado e atenção ainda chega a ser pouco para quando estiver com a carteira em mãos. Confira as 4 viradas que caem como uma bomba aos motoristas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Exame psicológico obrigatório aos condutores: A avaliação realizada por médicos e psicólogos peritos é obrigatória para os motoristas de todas as categorias. Seja iniciante ou aqueles que estão renovando a CNH, existe a necessidade de realizar o exame.
- Exame toxicológico obrigatório para as categorias: Outro ponto a ser considerado é que agora, existe a exigência aos interessados em dar o pontapé inicial na obtenção do documento. Ele é feito de forma periódica para validar o documento e, o público-alvo se tratam dos condutores das categorias C, D e E.
- Mudanças no prazo de renovação: No tópico 3, os idosos acabam sendo os mais atingidos. Acontece que, com as mudanças cruciais envolvendo o documento obrigatório aos motoristas, a substituição da CNH passou a ser a cada 10 anos para motoristas de até 50, 5 anos para aqueles de até 69 e 3 anos aqueles que possuem 70 ou mais anos de vida.
- Aviso obrigatório aos cadastrados no SNE: Os motoristas do Sistema de Notificação Eletrônica devem cumprir o prazo do exame toxicológico. Dessa forma, o Detran precisa ser procurado para se regularizar e evitar multas, pontos na carteira e a suspensão da CNH.
Como tirar carteira de motorista?
Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
Saber ler e escrever;
Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Depois ser aprovado nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas. Além de ser aprovado nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE