Aposentados do INSS terão novas condições para garantirem serviços dos bancos com juros menos abusivos; entenda
Aposentados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão um novo tipo de benefício graças a uma nova lei aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência), na última quarta-feira (11). Apesar de ser uma boa notícia para essa parcela da população, a medida cai como uma bomba para os bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, aposentados terão condições menos abusivas para conseguirem empréstimos consignados. Por 14 votos a 1, o CNPS aprovou o novo limite de juros de 1,84% ao mês para essas operações, de acordo com a Agência Brasil.
Isso significa que os aposentados pelo INSS pagarão menos juros ao pedirem empréstimos aos bancos. As discussões sobre o assunto davam conta de um abuso em relação ao preço cobrado pelas instituições aos aposentados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitas vezes, essa parcela da população tinha poucas instruções sobre os empréstimos e acabavam se enrolando em dívidas. Os bancos, por sua vez, aproveitavam dos altos juros cobrados aos aposentados.
NOVO TETO
O novo teto é 0,07 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,91% ao mês, nível que vigorava desde agosto. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,83% para 2,73% ao mês.
O próprio Governo Federal sugeriu as medidas, que entram em vigor 5 dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União. A publicação está prevista para esta segunda-feira (16).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi disse que a pasta pretendia propor novas reduções no teto do consignado à medida que a Selic cair, o que de fato aconteceu. Agora, o CNPS deve aprovar as mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE BANCOS ACHAM DE REDUÇÃO DE JUROS?
Os bancos não concordam com a redução da taxa, já que acreditam que a medida provoca desequilíbrios financeiros. O Banco do Brasil e a Caixa também deixaram de conceder empréstimos porque o teto de 1,7% ao mês era inferior ao cobrado pelas instituições.