POLÊMICA

Bomba: Globo cava a própria ‘cova’ ao definir reprises de novelas absurdas para 2023

13/12/2022 às 22h20

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Bomba: Globo cava a própria 'cova' ao definir reprises de novelas absurdas para 2023 (Foto: Reprodução / Globo / Montagem TV Foco)

Globo gera polêmica com escolhas de reprises para 2023.

Novelas que foram um fracasso no ibope deveriam ser ‘enterradas’ pela Globo. Porém, parece que a emissora deixará essa premissa de lado e cavará a própria ‘cova’ ao definir folhetins polêmicos para a temporada de 2023. No Canal Viva, a emissora pretende reprisar tramas absurdas, que não foram bem aceitas pelo público durante a exibição original.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mais polêmica de todas trata-se de Viver a Vida. A trama escrita por Manoel Carlos em 2009 foi um fiasco. A protagonista da novela foi Taís Araújo, que foi prometida como grande destaque, visto que seria a primeira mocinha negra do horário nobre da Globo.

SAIBA MAIS! Mar do Sertão esmaga Travessia e se torna a novela com a maior audiência do Brasil; veja os números

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que a personagem não agradou o telespectador e a Helena perdeu o destaque em Viver a Vida. Até mesmo a atriz reclamou da personagem na imprensa, provocando o maior climão nos bastidores.

Apesar disso, outra personagem da trama, Luciana, interpretada por Alinne Moraes, conquistou os noveleiros, ao mostrar a história de superação de uma jovem modelo que ficava tetraplégica após um acidente, mas isso não foi o suficiente para turbinar a audiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Giovanna Antonelli foi vendida como a grande vilã e a personagem flopou. Outra polêmica foi com a atriz Klara Castanho, de 8 anos na época, que se tornou alvo de preocupação do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT).

Uma audiência chegou a ser realizada na época entre os representantes do ministério e o departamento jurídico da Globo para discutir o papel da atriz mirim por causa dos possíveis efeitos que personagens desse tipo podem causar no desenvolvimento da criança. Rafaela estava fazendo, entre outras maldades, chantagens contra Helena.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novela Viver a Vida foi registrada na Ancine e no INPI (Foto: Reprodução / Internet)

Novela Viver a Vida foi registrada na Ancine e no INPI (Foto: Reprodução / Internet)

NOVELAS POLÊMICAS

A preocupação foi devido ao fato de uma criança de 8 anos, não ter discernimento para separar o que é realidade do que é ficção. Com várias polêmicas, a Globo tinha tudo para manter essa novela no esquecimento.

Porém, de acordo com informações do Natelinha, a trama foi registrada na Ancine (Agencia Nacional do Cinema) como obra audiovisual na última segunda-feira (12). Pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual), o título do folhetim também já está liberado para reapresentação desde 2015.

Outra trama registrada recentemente pela a Ancine favorável a Globo foi Direito de Amar, que foi ao ar originalmente em 1987, e que possui registro do título também concedido pelo INPI. Protagonizada por Gloria Pires e Lauro Corona, o folhetim foi um grande sucesso em sua primeira exibição e sua reprise, em 1993.

A novela ainda não foi reapresentada no Viva, pois o canal optou por outro folhetim para a faixa de clássicos mais antigos. Sendo assim, O Sexo dos Anjos, que foi ao ar em 1989  e nunca foi reprisada, deverá ocupar a faixa deixada por Bambolê (1987).

Além das novelas mencionadas, Corpo Dourado (1998) também deve ser reexibida em 2023 no Canal Viva, já que a trama de Antonio Calmon teve sua liberação concedida pela Ancine e INPI. O folhetim também não foi um grande sucesso, onde pelo visto, a Globo promete correr riscos no próximo ano!

Corpo Dourado (1998) e Viver a Vida (2009) serão reexibidas em 2023 (Foto: Reprodução / Globo)

Corpo Dourado (1998) e Viver a Vida (2009) serão reexibidas em 2023 (Foto: Reprodução / Globo)

 

Canal Viva
Globo
Vale a pena ver de novo
Viver a Vida

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.