Mudanças nas regras da CNH atingem motoristas idosos
Não precisa ser um especialista no assunto para concluir que é praticamente impossível viver em uma sociedade sem as leis. O Brasil, por exemplo, possui uma série de normas que regularizam uma série de coisas, até mesmo as infrações de trânsito. Aliás, uma das exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Nessa matéria, falaremos sobre algumas mudanças que irão impactar diretamente na vida dos idosos 70+ que dirigirem pelas ruas do Brasil. A lei 14.599 está oficialmente em vigor desde julho do ano passado e trouxe algumas mudanças na CNH. Ela traz algumas obrigações necessárias aos motoristas e uma delas é bastante urgente, cravada aos motorista de diversas categorias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi justamente dela que veio uma nova bomba para os idosos com 70 anos ou mais, confirme informou o portal Gov.com. Por isso, é de grande importância que os motoristas estejam sempre atentos as alterações do CTB e nas novas leis. Confira a seguir quais são as 4 mudanças na CNH, o documento que é obrigatório em todo o Brasil para dirigir, mas nada barato para tirar.
- Exame psicológico obrigatório para todos os condutores: A avaliação feita por médicos e psicólogos peritos será obrigatória para os motoristas de todas as categorias. Os iniciantes ou aqueles que estão renovando a CNH.
- Exame toxicológico obrigatório para as categorias: Agora, a exigência faz parte da avaliação inicial para obter a CNH e periódica para validar o documento. O público-alvo são os condutores das categorias C, D e E. Há, claro, prazo de validade.
- Mudanças no prazo de renovação: Neste ponto, os idosos serão os mais atingidos. Com as mudanças, a substituição da CNH será a cada 10 anos para motoristas de até 50, 5 anos para aqueles de até 70 e 3 anos aos que já passam dessa idade.
- Aviso obrigatório aos cadastrados no SNE: Os condutores do Sistema de Notificação Eletrônica devem cumprir o prazo do exame toxicológico. O Detran deve ser procurado para se regularizar e evitar multas, pontos na carteira e a suspensão da CNH.
Quanto custa para tirar a Carteira Nacional de Habilitação em 2024?
Segundo informações do portal BMC News, o valor total para a obtenção da CNH B em 2024 pode variar entre R$1800,00 e R$2600,00, dependendo da cidade. Sendo assim, é preciso pesquisar em várias autoescolas para encontrar um preço que caiba melhor no seu bolso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE