Veja algumas das viradas anunciadas aos condutores mais velhos em 2024
Existem contas obrigatórias aplicadas aos motoristas todos os anos. Porém, há possibilidades para que os idosos se livrem de algumas dessas tarifas!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cobrado no início do ano, o IPVA deve ser pago por todos os condutores. Mas, em contrapartida, para a Central Judicial do Idoso, as pessoas mais velhas têm direito à isenção no imposto em algumas localidades.
As regras estão disponíveis na Secretaria da Fazenda. E, quem faz parte das cidades participantes, pode ficar fora dessa cobrança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova isenção
Um Projeto de Lei prevê a isenção dos idosos sobre o pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI. Para quem não sabe, o valor é obrigatoriamente cobrado na hora da compra de um carro. Sem ele, o preço final seria drasticamente reduzido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No texto, são previstas algumas regras, já que o tributo faz parte de um dinheiro importante destinado ao governo. Segundo a tramitação que corre na Câmara dos Deputados, o limite seria de um único carro por pessoa mais velha e concessão a cada 5 anos.
Mudança sobre a CNH
Há também um outro projeto sobre a gratuidade no pagamento dos exames de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. O foco será nos condutores acima dos 70 anos de idade e que estejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aos idosos que dirigem em São Paulo, é interessante ficar atento em Como Renovar a CNH online em SP.
Para tirar o documento, não é nada barato. Em algumas localidades, chega a custar até R$ 2,5 mil. Além do benefício previsto aos idosos, existe também a possibilidade da CNH Social e a Rural, que são gratuitas em alguns estados que aderiram ao auxílio.