DECIDIDO!

Alexandre de Moraes acionado: Veredito do STF sobre Revisão da Vida Toda do INSS cai como bomba a aposentados

03/06/2024 às 19h00

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Alexandre de Moraes , STF - Revisão da Vida Toda do INSS (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Alexandre de Moraes junto ao SFT batem martelo sobre revisão da vida toda do INSS e decisão não agrada a todos

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Revisão da Vida Toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gerou grande repercussão entre os aposentados, com muitos enxergando a sentença como uma “bomba”.

O ministro Alexandre de Moraes que vota no caso, que tem o potencial de impactar significativamente os benefícios de inúmeros segurados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alexandre de Moraes INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Alexandre de Moraes INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Acontece que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, em 21 de março de 2024, a tese da revisão da vida toda para aposentados do INSS.

A decisão, por 7 votos a 4, reverteu um entendimento anterior da Corte que permitia aos segurados do INSS recalcular suas aposentadorias com base na média de todas as suas contribuições, desde o início da carreira profissional.

Continua após o Veja Também

Veja também

STF - Supremo Tribunal Federal (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
STF – Supremo Tribunal Federal (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

De acordo com o Agência Brasil, além do ministro Luís Roberto Barroso, também votaram contra a revisão os ministros Luiz Fux, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Nunes Marques.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

André Mendonça, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Alexandre de Moraes votaram a favor da revisão.

Impactos da decisão do STF

Aposentados que já tiveram suas aposentadorias revisadas na vida toda não serão afetados. A decisão do STF não tem efeito retroativo, ou seja, não anula as revisões já concedidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novos pedidos de revisão da vida toda não serão mais aceitos. A partir de agora, os aposentados do INSS só poderão ter suas aposentadorias recalculadas com base nas regras da época em que contribuíram para o INSS.

Revisão da vida toda será novamente discutida na justiça (Reprodução: Internet)
Revisão da vida toda do INSS recebeu decisão do STF (Reprodução: Internet)

Além disso, argumenta-se que a revisão da vida toda era uma forma de garantir justiça social aos aposentados que contribuíram por mais tempo e com valores mais baixos.

Por que o STF derrubou a revisão da vida toda?

Os ministros do STF que votaram pela derrubada da revisão da vida toda argumentaram que a tese era injusta com os demais segurados do INSS que não tiveram a oportunidade de contribuir por tanto tempo. 

Além disso, os ministros destacaram que a revisão da vida toda poderia criar um rombo nas contas do INSS.

🚨 Barraco e demissão no Domingão + Xuxa comenta 'flagra' do marido com outra + Globo processada?   

alexandre de moraes
INSS
Revisão da Vida Toda
Revisão da Vida Toda INSS
stf
Wellington Silva

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.