EDITOR-CHEFE DO JN
Após embolsar 43 milhões, William Bonner bate o pé no JN e Globo toma medida drástica com Lo Prete e Tralli
17/02/2022 às 10h37
A emissora carioca extinguiu o costume de promover seus âncoras a editores-executivos, Bonner é uma rara exceção
Há 26 anos na Globo, William Bonner se consolidou como um dos maiores jornalistas do canal, não só pela opinião popular, mas também na hierarquia do jornalismo na emissora. Atualmente, o âncora do Jornal Nacional é o único contratado da casa que atua como apresentador e editor-chefe de um telejornal que é exibido para todo o Brasil, desbancando até César Tralli, do JH e Renata Lo Prete do JG.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme Flávio Ricco, colunista do Portal R7 informou, após anos repetindo a fórmula de quem apresentava o jornal, também era o editor-chefe do noticiário, a Globo colocou fim a essa “tradição”, sendo Bonner a única exceção para a regra.
A media drástica teria sido tomada justamente para evitar que os âncoras do jornalismo ganhem salários ainda maiores por conta do acumulo de funções. Outra questão seria a “dependência” de concentrar um telejornal à nível nacional em uma única figura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ricco também citou o exemplo de Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo, que também possui um cargo de chefia por trás das câmeras. Para quem não sabe, a veterana é editora-executiva, mas ao contrário de Bonner, é subordinada ao editor-chefe Fernando Rinco.
César Tralli, recém promovido ao Jornal Hoje também é prova da decisão da alta cúpula da Globo, ele responde ao editor-chefe Claudio Marques e ao contrário dos colegas citados acima, não possui cargo executivo no noticiário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O JORNALISTA ESTÁ GARANTIDO COMO ÂNCORA E EDITOR-CHEFE ATÉ 2025
Em sua última renovação de contrato, sacramentada no ano passado, William Bonner bateu o pé e exigiu que continuasse ocupando a mesma posição dos últimos 20 anos. Para se ter uma ideia da influencia do veterano, ele é subordinado apenas de Ali Kamel, chefão do jornalismo do Grupo Globo.
Em sua extensão de contrato com a Globo, Bonner garantiu exclusividade ao canal até 2025, por nada menos que R$ 43 milhões, segundo a revista IstoÉ, somando os salários dele durante esses 4 anos, sendo um dos poucos salários do jornalismo que ultrapassam a casa de 1 milhão por mês.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Oficializou”: A demissão de técnico de gigante do RJ confirmada por Bonner no JN e substituto anunciado
● “Não deu um pio”: Bonner se cala e sofre represália no JN, após ignorar assunto mais importante do dia na Globo
● “Mal-agradecido”: Mulher expõe o que viveu na casa de William Bonner e detona lado cruel do apresentador
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]