Após ordem da Anatel, emissora vai encerrar um dos formatos de transmissão ao público; para não perder o acesso ao canal, brasileiros devem se mobilizar até o próximo mês
William Bonner deu uma notícia importante ao público do Jornal Nacional, nesta quarta-feira, dia 3. O apresentador anunciou o fim das transmissões da Globo para milhares de televisores, diante das mudanças impostas pela Agência Nacional de Telecomunicações.
O comunicado foi feito oficialmente no horário nobre do canal. “Quem assiste à TV aberta por meio de uma antena parabólica tradicional, do modelo mais antigo, vai ter que substituir por outra para não perder o sinal. E, em muitos casos, essa troca é de graça”, disse o apresentador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo William Bonner, no geral, os sinais por antena parabólica serão desligados até dezembro. Porém, a Globo antecipou o próprio prazo para o dia 18 de agosto. Essa mudança obrigatória faz parte da campanha da Anatel, que vem trocando o antigo formato pelo mais atual, o digital.
Com as novas regras, o 5G entra de vez em operação no Brasil. De acordo com o Jornal Nacional, essa nova geração de internet móvel trabalha com a Banda C, que tem a mesma faixa de frequência do sinal de TV dos canais abertos, transmitidos para as parabólicas já tradicionais. Com a digital, não há esse tipo de interferência que atrapalha a imagem.
Para quem ainda não fez a troca, os pacotes com a antena digital, receptores de sinal e cabos necessários, são vendidos em sites e lojas físicas, normalmente, em unidades de materiais de construção e equipamentos eletrônicos, como indicou o noticiário. Porém, para famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal, a liberação é gratuita, caso esteja com os dados atualizados no CadÚnico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como se registrar no CadÚnico?
Segundo o serviço do Governo Federal, a plataforma serve para que o poder público tenha acesso às informações fundamentais sobre os grupos familiares. O cadastro é feito pessoalmente, no Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE