Colocando um ponto final em uma sucessão de cortes, Banco Central toma decisão que impacta em cheio as contas poupanças da Caixa e surpreende investidores
Um recente decreto do Banco Central acabou pegando todos de surpresa, após tomar uma decisão contrária às que vinham sendo tomadas desde o ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação vem trazendo mudanças importantes na política monetária brasileira, afetando diversas esferas, como a queridinha poupança da Caixa, amplamente usada pelos brasileiros.
Acontece que o rendimento da poupança é diretamente ligado a um calculo, que utiliza a Taxa Selic, e foi justamente essa taxa que vem ganhando um novo direcionamento nos últimos meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Colocado um ponto final numa série de cortes, que vinham acontecendo desde agosto de 2023, o Copom decidiu manter, em decisão unânime após uma reunião em junho de 2024, a Taxa Selic em 10,5% ao ano, a mesma porcentagem estabelecida anteriormente.
Essa estagnação na taxa básica de juros representa uma mudança estratégica por parte do Comitê de Política Monetária, que agora adota uma postura cautelosa frente às instabilidades econômicas recentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tamanho impacto da notícia, o decreto foi confirmado por Bonner no Jornal Nacional, que destacou o compromisso em manter a inflação em 3% ao ano, em resposta às incertezas globais que têm impactado os mercados financeiros brasileiros.
Como a taxa Selic afeta a poupança?
Para investimentos de renda fixa, como a poupança, a Taxa Selic alta tende a ser mais vantajosa. Isso ocorre porque a rentabilidade da maioria dos investimentos de renda fixa está diretamente ligada à Taxa Selic.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Itaú, Nubank e +11 bancos: Nova lei armada do PIX atinge em cheio correntistas a partir de 2025
● Alerta aos que tem 10 mil na poupança hoje (21/11): Serasa crava decreto do Banco Central sobre seu saldo
● Presidente do Banco Central emite alerta de FIM do cartão de crédito e crava substituto em 2025
Quando a Selic está alta, os rendimentos desses investimentos também costumam ser mais elevados, proporcionando maior ganho para os investidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
À primeira vista, a decisão pode parecer benéfica para investimentos em renda fixa. No entanto, na realidade, a alteração recente não afetará o rendimento da poupança, pelo menos por enquanto.
Isso porque o cálculo de rendimento da poupança usa como parâmetro se a Selic está acima ou abaixo de 8,5%. Atualmente em 10,5%, o cálculo se mantém o mesmo.
Com a taxa Selic mantida acima de 8,5%, a poupança continua rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR), totalizando um retorno anual de aproximadamente 7,71%.
O movimento, contudo, vem sendo visto com atenção pelos investidores da poupança, como da Caixa, já que o fim dos cortes na reunião recente pode indicar mudanças significativas.
Qual o cálculo de rendimento da poupança?
A rentabilidade da poupança está atrelada à Selic da seguinte maneira:
- Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR). Este cenário resulta em um rendimento anual de aproximadamente 6,17% + TR.
- Quando a Selic está em 8,5% ao ano ou abaixo, a poupança rende 70% da Selic mais a TR. Por exemplo, com a Selic a 10,5%, a poupança renderia 70% de 10,5% ao ano, ou seja, 7,35% ao ano, mais a TR.