Bonner rejeita entrar em avião e assume luta que vem vivendo: “Eu arruino”
23/02/2025 às 17h00
Por: Ionara Santna
William Bonner (Foto: Internet)
Desolador! William Bonner faz triste desabafo e afirma não sair mais em público: “Eu estrago”
Um dos jornalistas mais influentes do Brasil, William Bonner, abriu o coração durante sua participação no Altas Horas, no último sábado (22), e revelou as dificuldades que tem enfrentado nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O âncora do Jornal Nacional contou que evita sair para locais públicos e até mesmo viajar de avião, devido às hostilizações que sofre por pessoas que discordam do conteúdo exibido no noticiário.
Bonner explicou que, com o avanço das redes sociais, as bolhas ideológicas se intensificaram, levando a um cenário de intolerância extrema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
William Bonner (Foto: Internet)
Para ele, o grande problema é que “estimulou-se todo mundo a transformar o estranhamento em hostilidade”.
“Quem pensa diferente de você, passa a ser seu inimigo –essa é a lógica das redes sociais. Se o mundo não acabar, em algum momento a humanidade perceberá que isso está acontecendo. É só examinar o que acontece, as pessoas ficaram muito intolerantes”, analisou o jornalista.
O jornalista, que já cobriu diversos momentos marcantes da política brasileira, relembrou que as críticas contra a imprensa sempre existiram, mas, no passado, a reação das pessoas era diferente.
“Eu era hostilizado naquela época muito pela esquerda, porque o noticiário desagradava a esquerda. Aí teve um momento em que a direita começou a crescer no Brasil”, começo ele.
O âncora continuou. “[Eles] também fazendo um discurso contra a imprensa, porque a direita tem esse discurso anti-imprensa. Não apenas no Brasil, no exterior também, para descreditar a mídia e fazer você acreditar na tia do WhatsApp”, explicou.
Bonner também compartilhou no programa de Serginho Groismann que chegou a um ponto em que não importava qual caminho tomasse, as hostilizações sempre ocorriam.
“O lugar em que eu moro no Rio de Janeiro, se eu saísse para o lado direito, eu era hostilizado pelo pessoal da esquerda. Se eu saísse pelo lado esquerdo, eu era hostilizado pela direita.”
William Bonner no Altas Horas (Foto: Internet)
A crescente onda de agressividade fez com que ele passasse a evitar frequentar eventos culturais e sociais, por medo de ser alvo de ataques públicos.
“Hoje eu não deixo de fazer meus exercícios na rua, temendo que alguém ou a esquerda ou a direita vai me hostilizar. Mas eu tenho que dizer: show da Blitz? Não vou. Teatro? Não vou”, lamentou o jornalista.
Medo em eventos públicos
Bonner destacou que, mais do que sua própria segurança, ele se preocupa com o impacto que um incidente em público pode causar a terceiros.
Aliás, para ele, basta uma pessoa hostilizá-lo em um evento para arruinar a experiência de todos os presentes.
“Eu recebo muitos convites, mas porque, qual é o meu temor: se eu for a um teatro e houver um –porque basta um– num teatro, num avião, num aeroporto… Basta um levantar a voz e fazer uma graça com o celular filmando e eu arruino um show, arruino a peça de teatro, eu estrago a viagem de todo mundo.”
Willian Bonner na bancada do JN – Foto: Globo
Por conta disso, o jornalista revelou que prefere viajar de carro para evitar situações desagradáveis em aeroportos ou aviões. “Eu prefiro viajar de carro, evito esse tipo de coisa“.
Apesar do forte desabafo, o âncora finalizou com esperança. “Mas tem muita gente ainda que está com o coração aberto para escutar o outro, para aplaudir talentos. Enquanto isso houver, haverá esperança”, concluiu.
Há quanto tempo William Bonner está no Jornal Nacional?
De acordo com a Wikipedia, William Bonner integra o Jornal Nacional desde 1996. Ou seja, em 2025, ele está na bancada há aproximadamente 29 anos.
Atualmente, o âncora mantém sua posição como um dos principais nomes do jornalismo televisivo brasileiro.
Considerações Finais
As declarações de William Bonner evidenciam os desafios que jornalistas enfrentam no Brasil em meio à crescente intolerância social.
A polarização política transforma o diálogo em embate, tornando figuras públicas como Bonner alvos constantes de hostilidade.
Ao tentar manter a rotina fora dos holofotes, ele ressalta, no programa Altas Horas, a importância de respeito, empatia e tolerância no espaço público e digital.
A divergência de opiniões, em vez de justificar ataques pessoais, deveria estimular debates construtivos.
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são:
Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br