Bonner crava uma ótima notícia no Jornal Nacional, essa que cai como um presente a milhares de beneficiários do INSS. Veja também detalhes sobre uma mudança na Previdência Social
O INSS (Instituo Nacional do Seguro Social) é quem gere a seguridade social do país, levando os benefícios previdenciários aos brasileiros. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma grande notícia envolvendo a autarquia confirmada por William Bonner no Jornal Nacional e mais uma mudança no órgão em relação à aposentadoria.
Em outubro de 2023, o âncora do Jornal Nacional, anunciou uma ótima notícia informando algumas alterações no INSS, essas que caíram como um grande presente aos bolsos de milhares de cidadãos brasileiros. Bonner falou sobre a redução dos juros envolvendo os empréstimos consignados e cartão de crédito dos aposentados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bonner informou que o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma nova redução dos tetos de juros dos consignados para beneficiários do INSS, informando que para o empréstimo com desconto em folha caiu de 1,97% para 1,91%, já na modalidade de cartão de crédito, o índice máximo caiu de 2,89% para 2,83%.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, as mudanças acompanharam as quedas na taxa Selic. O Conselho Nacional da Previdência Social também estabeleceu que as instituições financeiras deveriam fornecer um auxílio-funeral mínimo e seguro de vida para os beneficiários do INSS
Em 2024 os juros voltaram a cair, veja
Agora em agosto de 2024, esse juros caíram ainda mais. Segundo o portal ‘O Antagonista’, o índice que estava já em caiu de 1,68% ao mês para 1,66% em empréstimos pessoais e de 2,49% para 2,46% em cartões de crédito e benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas reduções se alinham com a recente diminuição da taxa Selic, que alcançou 10,5% ao ano após o último ajuste do Comitê de Política Monetária (Copom). Dessa forma, trazendo um alívio financeiro aos beneficiários que dependem muitas vezes desse tipo de crédito para organizar sua vida financeira.
Empréstimo Consignado do INSS
O empréstimo consignado no INSS permite que aposentados e pensionistas comprometam até 45% de sua renda mensal com o pagamento da dívida. Esse formato de crédito é descontado diretamente do benefício mensal. A nova política de juros mais baixos é uma tentativa de tornar essa linha de crédito mais acessível e menos onerosa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei do INSS em vigor em 2024 crava aposentadoria na casa dos 55 anos em apenas 10 passos hoje (26)
● Alerta do Governo: 14º salário do INSS tem decisão final sobre liberação cravada em comunicado no fim de 2024
● Aposentados em êxtase: INSS confirma 1º presentão de 2025 a idosos 60+ em JANEIRO e FEVEREIRO
O que mais mudou no INSS?
A “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”, conforme conhecida por muitos, era um benefício voltado para os trabalhadores que completavam o tempo necessário de contribuições ao INSS. No entanto, ela sofreu mudanças após a Reforma da Previdência em 2019, sendo extinto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, para não ser um corte muito abrupto, o INSS instaurou algumas regras de transição. Dessa forma, agora não existe uma modalidade de aposentadoria que exija apenas o tempo de contribuição como requisito.
Contudo, os trabalhadores que estão próximos de se aposentar poderão ser enquadrados em uma das regras de transição e propostas. Além disso, para a aposentadoria por tempo de contribuição são quatro:
- por pontos;
- por idade mínima;
- por pedágio de 50%;
- e por fim, por pedágio de 100%.
Como o nome já diz, elas são uma forma de transição gradual entre as regras antigas e as novas, a fim de reduzir os impactos na aposentadoria do segurado.
Como acessar o Meu INSS?
Para acessar o Meu INSS, siga estes passos:
- Acesse o site: Vá para meu.inss.gov.br.
- Clique em “Entrar com gov.br”: Você será redirecionado para a página de login do gov.br.
- Digite seu CPF: Insira o número do seu CPF e clique em “Continuar”.
- Digite sua senha: Insira a senha cadastrada no gov.br e clique em “Entrar”.
- Autorize o acesso: Autorize o uso de suas informações pessoais pelo Meu INSS.
Depois de seguir esses passos, você terá acesso a diversos serviços, como consulta de benefícios, agendamento de perícias, e muito mais.