No Jornal Nacional da Globo, William Bonner confirma novas regras para quem recebe esse benefício dos INSS após decisão de Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Fernando Haddad confirmou que o Governo Federal está em busca de cortar gastos e um deles envolve benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). E na edição do Jornal Nacional, William Bonner expôs uma decisão que afeta milhares de segurados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o INSS não paga apenas aposentadorias de pessoas que contribuíram ao longo de sua vida, o órgão paga também pensões e benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é voltado para idosos e pessoas com deficiência.
Na edição do Jornal Nacional que foi ao ar no dia 27 de julho desse ano, Bonner divulgou que o Governo Federal iria passar um pente fino nesse tipo de benefício, em busca de ir atrás de possíveis fraudes. Essa revisão vai ajudar a enxugar as contas da união.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O governo vai investigar casos suspeitos de fraude no cadastro de cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada”, disse Wiliam Bonner. Em seguida, entrou a reportagem comentando sobre o que muda para quem recebe esse tipo de benefício.
“As novas regras já estão em vigor. Quem não está inscrito no CadÚnico e não atualizou o cadastro no INSS nos últimos quatro anos vai ter que regularizar os dados. Em 45 dias, se morar em uma cidade de até 50 mil habitantes e em 90 dias se morar em cidades maiores”, disse a reportagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda foi exposto que os beneficiários serão notificados pelo banco onde recebem ou pelo INSS. E se não fizerem a atualização em até 30 dias, vão ter os cartões bloqueados. A partir de 1º de setembro, os cadastros passarão a incluir a biometria do beneficiário.
Quem recebe esse tipo de benefício, ganha por mês o salário de R$ 1412. Por conta disso, quem tiver o benefício bloqueado por ter fraudado, não receberá mais esse auxílio financeiro do Governo Federal. Segundo o GLOBO, é estimado que cerca de 55,8 mil pessoas devem ser cortadas por dia com esse pente fino.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANTAS PESSOAS RECEBEM BPC NO BRASIL?
De acordo com o INSS, hoje, cerca de 4,7 milhões de pessoas recebem BPC no Brasil. Por conta disso, o Governo Federal tem um grande gasto por ano e para diminuir, está buscando tirar quem não precisa ou está de forma errada, por conta da fraude.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE