Beneficiários do INSS ficam assustados com onda de golpes e Bonner informa nova preocupação no JN
O âncora William Bonner paralisou a edição do Jornal Nacional neste último mês para retratar um comunicado oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vem preocupando milhões de beneficiários, em sua maioria idosos.
“O INSS acionou a polícia federal porque descobriu dispositivos de espionagem instalados clandestinamente em computadores de seis dos dez andares do edifício sede em Brasília”, anunciou o jornalista na TV Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi tornada pública pelo site Metrópoles e confirmada à Agência Brasil pela assessoria do instituto, órgão público vinculado ao Ministério da Previdência Social e responsável por pagar benefícios previdenciários e assistenciais a cerca de 110 milhões de pessoas.
Segundo a assessoria do INSS, o “dispositivo irregular” foi detectado no fim de junho, por uma equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação do próprio instituto.
Os técnicos localizaram o equipamento ao realizar uma “varredura” em todos os aparelhos do edifício-sede, em Brasília, que funcionam interconectados à rede de computadores do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com a assessoria do INSS, a instalação irregular do dispositivo causou “um comportamento estranho à rede”, mas, até o momento, não foram identificados indícios de vazamento de informações ou comprometimento de senhas de servidores.
“Importante destacar que o tráfego interno na rede [do INSS] é criptografado e para acessar os sistemas é necessário ter certificado digital, estar logado na VPN [do inglês, Rede Privada Virtual], utilizar validação em dois fatores, entre outros”, informou o órgão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula ciente: INSS libera saque EXTRA de R$2.824 pra salvar 1M de beneficiários HOJE(25)
● Aposentadoria do INSS tem lista oficial divulgada em 2024 e é liberada por doença popular em apenas 4 passos
● Adeus aos R$1412: Kovalick paralisa JN às pressas com pesadelo do INSS que atinge 1M de aposentados
Contudo, a notícia veio em meio a onda de golpes contra pessoas idosas que vem acontecendo neste ano, preocupando ainda mais essas vítimas de crimes cibernéticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dados oficiais do governo mostram que o número de golpes cresceu mais de 70% no país em relação a 2023.
Muitas vezes, quem cai em um golpe não sabe bem o que fazer. Um dos caminhos é procurar grupos de proteção aos idosos, associações. O Sindicato Nacional dos Aposentados já recebeu, em 2023, mais de 800 vítimas de golpes financeiros.
Os institutos de defesa do consumidor alertam para o golpe do empréstimo, que o criminoso faz usando dados roubados da vítima.
O golpe da falsa central de atendimento, quando os bandidos conseguem a confirmação de informações pessoais, e ainda o golpe da validação de dados, em que o cliente atualiza o cadastro.
Como saber se o site do INSS é verdadeiro?
O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto. Em caso de dúvida, o beneficiário deve pegar nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS.