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Calote de R$ 2 BI: O anúncio de Bonner ao paralisar JN às pressas com falência de rival n°1 da Azul

06/01/2025 às 20h45

Por: Wellington Silva
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Bonner - Falência - Azul Linhas Aéreas (Foto: Reprodução)

Dívida bilionária e a surpresa no JN com anúncio de Bonner sobre falência do principal rival da Azul paralisando o telejornal às pressas

O anúncio inesperado de William Bonner, que interrompeu abruptamente a edição do Jornal Nacional, trouxe à tona a falência do principal rival da Azul.

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Com a revelação de um calote bilionário, avaliado em R$ 2 bilhões, o impacto imediato gerou uma série de questionamentos sobre a saúde financeira das empresas do ramo, além de levantar suspeitas sobre a continuidade de grandes operações no cenário nacional.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em empresas e das informações do Jornal Nacional, detalha agora a falência da Itapemirim.

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Falência da Itapemirim

  • Em setembro de 2022, a Justiça de São Paulo decretou a falência do Grupo Itapemirim, um dos maiores grupos de transporte rodoviário do Brasil.
  • A decisão foi tomada pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.
  • A falência foi decretada devido ao “inadimplemento substancial” do plano de recuperação judicial da empresa.
  • A ausência de perspectivas de retomada dos pagamentos aos credores também foi um fator decisivo para a falência.
  • A falência do grupo teve impacto significativo no setor de transporte rodoviário no país.
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Itapemirim Transporte Aéreo foi fundada em 2020 e já enfrenta seu segundo decreto de falência (Reprodução: Internet)

A falência do grupo afetou diversas empresas, incluindo a Viação Itapemirim e a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA). A ITA, que havia iniciado operações aéreas em 2021, suspendeu seus voos na véspera do Natal daquele ano, alegando “ajustes operacionais”.

Contudo, em julho de 2023, a Justiça de São Paulo decretou a falência da ITA, reconhecendo a inviabilidade financeira da companhia aérea.

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Reviravolta

No entanto, em agosto de 2023, uma reviravolta ocorreu quando o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu o decreto de falência da Itapemirim Transportes Aéreos.

O desembargador Azuma Nish proferiu a decisão, apontando que a requerente havia desistido da ação, o que o magistrado da primeira instância não levou em conta.

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Grupo Itapemirim teve falência decretada, mas processo foi revertido (Foto: Divulgação)

Além disso, questões como problemas na citação para defesa da ITA motivaram a decisão.

A suspensão da falência trouxe um novo capítulo para a Itapemirim Transportes Aéreos, permitindo que a empresa buscasse alternativas para reestruturação e possível retomada de suas operações.

No entanto, a companhia ainda enfrenta desafios significativos relacionados a dívidas acumuladas e à necessidade de reestabelecer a confiança dos consumidores e investidores.

Nova gestão

Enquanto isso, a Viação Itapemirim, que também enfrentou dificuldades financeiras, passou por um processo de arrendamento de suas operações. Em março de 2023, a Transportadora Turística Suzano Ltda. assumiu a gestão das linhas de ônibus da Itapemirim, dando início à “Nova Itapemirim”.

Contudo, essa mudança visou revitalizar os serviços e recuperar a qualidade do transporte rodoviário oferecido aos passageiros.

Desde o arrendamento, a “Nova Itapemirim” apresentou números expressivos. A receita bruta da empresa saltou significativamente, refletindo uma recuperação notável no setor de transporte rodoviário.

Além disso, a empresa anunciou a retomada de 23 linhas interestaduais de ônibus, com início de operação previsto para novembro de 2023.

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A empresa também era uma companhia aérea (Reprodução: Internet)

Qual é a maior companhia aérea do Brasil?

LATAM Airlines Brasil é atualmente a maior companhia aérea do Brasil em termos de número de passageiros transportados e malha aérea.

CONCLUSÃO 

Em conclusão, a trajetória do Grupo Itapemirim ilustra os desafios enfrentados por grandes empresas de transporte no Brasil, especialmente em tempos de instabilidade econômica.

Além disso, a falência inicial, seguida pela suspensão da falência da ITA e o arrendamento da Viação Itapemirim, demonstra a complexidade do setor e a necessidade de estratégias eficazes para a recuperação financeira e operacional.

No entanto, a “Nova Itapemirim” surge como um exemplo de resiliência e adaptação, buscando superar adversidades e retomar seu papel de destaque no mercado de transporte brasileiro.

Veja também matéria especial sobre: 300 bilhões em dívidas: Renata paralisa JN com falência de empresa tão gigante como a Caixa.

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Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

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