Instituto tem facilitado a liberação do auxílio e, desde o ano passado, o processo está sem filas
O acesso ao auxílio-doença, do INSS, ficou mais fácil. Para quem não viu, o tema ganhou destaque no Jornal Nacional, da Globo, antes da virada do ano, mas segue válido para 2025.
Agora, o benefício por incapacidade temporária pode ser solicitado também nas agências dos Correios. Segundo William Bonner, mais de 2,6 mil delas, espalhadas pelo país, estão atendendo quem precisa fazer a requisição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o segurado não precisa fazer agendamento. Basta levar o atestado médico com o pedido de afastamento por, no máximo, 180 dias. Depois disso, o servidor dos Correios reunirá a documentação, abrindo um requerimento no sistema do órgão público.
A análise e a concessão, porém, ficam por conta do instituto. “Se ele estiver em conformidade, o segurado tiver as últimas 12 contribuições, ele tem o seu direito adquirido. Caso esse atestado não seja dado conformidade pela perícia médica, o segurado é avisado para agendar uma perícia médica presencial”, disse Vanessa Carvalho Rodrigues, uma das gerentes do INSS.
Segundo o Jornal Nacional, quase 80% dos benefícios concedidos se referem à incapacidade temporária. Em junho de 2024, houve mais de 576 mil pedidos desse tipo de auxílio e cerca de 313 mil deles tiveram concessão aprovada. Este ano, o número deve subir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, como solicitar o benefício de incapacidade temporária do INSS?
Além das agências dos Correios, os pedidos ainda podem acontecer através do site ou aplicativo do Meu INSS. O telefone da central, 135, também continua funcionando. Contudo, o novo atendimento serve como uma alternativa para facilitar a liberação.
Caso seja necessário, o segurado também pode procurar as agências para entregar documentos pendentes de qualquer outro processo que envolva o instituo. Se o cidadão deu entrada no pedido de aposentadoria, mas falta apresentar um comprovante, essa pode ser uma possibilidade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nada de só R$1518: Novo reajuste do INSS confirmado para aposentados em 2025 chega a idosos 60+ sexta (10)
● Vai doer no bolso: Globo confirma nova lei armada por Lula em bancos que cai como bomba a idosos 60+ do INSS
● Pode comemorar: Lista de aposentados do INSS que não precisam se preocupar com Imposto de Renda chega em 2025
Conclusão
Vale ressaltar que o salário mínimo subiu para R$ 1.518 este ano. Com isso, os pagamentos do INSS também aumentaram, o que inclui os benefícios de afastamento. O tempo médio para a concessão do primeiro auxílio, como divulgado pelo instituto, é de 43 dias, após a aprovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Aliás, veja ainda outras informações sobre programas sociais e novas notícias do Jornal Nacional!