IMPORTANTE!
Bonner paralisa o JN com notícia sobre aposentadoria e comunicado bomba do INSS: “Benefício suspenso”
03/02/2024 às 12h20
William Bonner revela bomba da aposentadoria e INSS e faz alerta aos beneficiários
Um alerta importante no Jornal Nacional, comandado por William Bonner, agitou a audiência quando o apresentador trouxe uma notícia impactante sobre aposentadoria e os beneficiários do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio revelou um importante alerta aos beneficiários, destacando que alguns deles correm o risco de terem seus benefícios suspensos.
Isso porque o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o processo de convocação de mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas para comprovar que estão vivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A checagem é realizada por meio do cruzamento de dados fornecidos por diversos órgãos públicos e privados, incluindo bancos, cartórios e unidades de saúde.
São diversas as formas de comprovação para pensionistas e aposentados. Isso inclui desde a confirmação de ter recebido a vacinação na rede pública até o acesso ao aplicativo “Meu INSS” com cadastro nível ouro no site gov.br.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a contratação de empréstimo consignado com uso de biometria também é considerada como meio de verificação. Até mesmo o registro de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) integra essas medidas de comprovação.
Contudo, mesmo em meio as diversas alternativas, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, esclareceu que mais de 4 milhões de pessoas não foram encontradas em nenhuma base de dados nos últimos 10 meses.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula ciente: INSS libera R$22M em pagamento EXTRA para idosos 60+
● A verdade confirmada sobre o pagamento do 14° salário do INSS ainda em 2024
● 13° chegando, aumento do pagamento aos aposentados e +1 saque extra: INSS crava 3 vitórias antes do natal
Por conta disso, os beneficiários estão sendo notificados por meio de bancos, do aplicativo “Meu INSS” e também podem receber chamadas do número 135.
O presidente também ressaltou que não precisa de desespero. Os beneficiários continuarão recebendo pagamento até que se esgotem as alternativas para a comprovação.
Segundo o que foi relatado por ele ao G1, basta movimentar a conta no banco, pegar o extrato do benefício ou realizar a prova de vida pelo aplicativo “Meu INSS”.
Quando o benefício do INSS pode ser suspenso?
Apesar das inúmeras alternativas para a comprovação, é importante destacar que, em última instância, o benefício pode ser suspenso.
Mas isso não acontece de repente. Nesse caso o INSS fará a notificação, iniciando um prazo de 60 dias para que o segurado prove que está vivo, antes que o benefício seja efetivamente suspenso.
A abordagem busca humanizar o atendimento, evitando impor mais burocracia aos brasileiros e garantindo que a suspensão ocorra apenas em casos necessários.
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]