William Bonner revela bomba da aposentadoria e INSS e faz alerta aos beneficiários
Um alerta importante no Jornal Nacional, comandado por William Bonner, agitou a audiência quando o apresentador trouxe uma notícia impactante sobre aposentadoria e os beneficiários do INSS.
O anúncio revelou um importante alerta aos beneficiários, destacando que alguns deles correm o risco de terem seus benefícios suspensos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o processo de convocação de mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas para comprovar que estão vivos.
A checagem é realizada por meio do cruzamento de dados fornecidos por diversos órgãos públicos e privados, incluindo bancos, cartórios e unidades de saúde.
São diversas as formas de comprovação para pensionistas e aposentados. Isso inclui desde a confirmação de ter recebido a vacinação na rede pública até o acesso ao aplicativo “Meu INSS” com cadastro nível ouro no site gov.br.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a contratação de empréstimo consignado com uso de biometria também é considerada como meio de verificação. Até mesmo o registro de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) integra essas medidas de comprovação.
Contudo, mesmo em meio as diversas alternativas, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, esclareceu que mais de 4 milhões de pessoas não foram encontradas em nenhuma base de dados nos últimos 10 meses.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, os beneficiários estão sendo notificados por meio de bancos, do aplicativo “Meu INSS” e também podem receber chamadas do número 135.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente também ressaltou que não precisa de desespero. Os beneficiários continuarão recebendo pagamento até que se esgotem as alternativas para a comprovação.
Segundo o que foi relatado por ele ao G1, basta movimentar a conta no banco, pegar o extrato do benefício ou realizar a prova de vida pelo aplicativo “Meu INSS”.
Quando o benefício do INSS pode ser suspenso?
Apesar das inúmeras alternativas para a comprovação, é importante destacar que, em última instância, o benefício pode ser suspenso.
Mas isso não acontece de repente. Nesse caso o INSS fará a notificação, iniciando um prazo de 60 dias para que o segurado prove que está vivo, antes que o benefício seja efetivamente suspenso.
A abordagem busca humanizar o atendimento, evitando impor mais burocracia aos brasileiros e garantindo que a suspensão ocorra apenas em casos necessários.