Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

IMPORTANTE

Bourbon, Villa Lobos, Iguatemi e todos precisam cumprir: Lei deixa idosos nas nuvens com proibição implacável

29/07/2024 às 9h57

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Bourbon, Villa Lobos, Iguatemi - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a lei direcionada em beneficiar os idosos do Brasil com proibição implacável que atinge todos os Shoppings, inclusive, Bourbon, Villa Lobos e Iguatemi

A segunda-feira (29) já inicia com uma notícia direcionada aos idosos do Brasil, que podem contar com mais um grande benefício visando a melhoria na qualidade de vida em todos os lugares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, grandes shoppings como Bourbon, Vila Lobos, Iguatemi e demais já sabem que precisam cumprir a nova legislação que deixa os idosos nas nuvens com proibição implacável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal da Prefeitura de São Paulo, desde o ano de 2019 tem sido intensificada a fiscalização de vagas especiais em shoppings. Assim, as informações dão conta de que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), promoveu inclusive a realização de blitze que visam verificar se os motoristas estão respeitando as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência em estabelecimentos privados na cidade de São Paulo.

Assim, fica claro que a nova lei já existe há alguns anos, mas, é muito importante destacar que a fiscalização segue ocorrendo até os dias atuais.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a fiscalização em estabelecimentos privados começou em 1º de setembro de 2017, e vem acontecendo de forma contínua em shoppings e supermercados que se adequaram à sinalização correta para as vagas especiais, cumprindo as regras do Manual de Sinalização da CET.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as resoluções 303/08 e 304/08 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os estabelecimentos particulares devem destinar 5% das vagas existentes para os idosos e 2% para as pessoas com deficiência. A regularização das vagas deve ser realizada conforme o Manual de Sinalização da CET (disponível no site www.cetsp.com.br).

É muito importante destacar também que, para utilização das vagas especiais, os idosos e deficientes devem possuir um cartão de estacionamento nominal específico e, ao estacionar, deixá-lo em local visível no painel do veículo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vagas de estacionamento para idoso (Imagem Reprodução Internet)
Vagas de estacionamento para idoso (Imagem Reprodução Internet)
Vagas de estacionamento para idoso (Imagem Reprodução Internet)
Vagas de estacionamento para idoso (Imagem Reprodução Internet)

O desrespeito à lei resulta em multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista. Para denunciar o uso irregular da vaga, o cidadão ou a administração do estabelecimento poderá acionar a CET por meio da central SP 156.

A fiscalização em vagas especiais é permanente e continua sendo feita normalmente.

Quais são os direitos humanos dos idosos?

São os Direitos de: dispor do próprio corpo; • privacidade; • locomoção; • segurança; • liberdade religiosa; • liberdade de expressão; • escolha. Referem-se, basicamente: ao atendimento das necessidades humanas básicas como saúde, trabalho, alimentação, moradia, educação, descanso e lazer, transporte e comunicação.

🚨 Vai desistir? Raquel usa tática de Davi + Ana Furtado detona a Globo + Mãe da Deolane liberada da cadeia?  

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.