Governo Lula arma ação extraordinária que traz aposentadoria antecipada a milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
O INSS, sem dúvidas, é uma das principais autarquias do Governo Federal. Sendo a responsável por gerir a previdência social do país, cuidando da concessão e repasse dos benefícios previdenciários e mais.
Aliás, uma notícia que vem balançando a vida dos brasileiros é a da confirmação da chegada de uma ação que visa promover a aposentadoria de forma antecipada a mais de 1,9 milhão de segurados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação acaba de ser confirmada, durante o Governo Lula (PT), e ainda, um dos “braços direito” de Lula, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, também alerta para uma antecipação de benefícios.
Isso tudo, trata-se de uma ação para reduzir a fila de espera do INSS. A seguir, veja todos os detalhes apurados pelo TV FOCO sobre o tema, e fique por dentro de todas as novidades.

Ação extraordinária para redução da fila da Previdência Social
Divulgado na última segunda-feira (24) pelo site do Governo, o INSS irá promover uma ação especial para reduzir a fila e o tempo de espera dos segurados, garantindo assim, uma aposentadoria antecipada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, trabalhar até os 60: INSS libera aposentadoria com 20 anos de contribuição para 10 profissões em 2025
● Além do 13º salário: Oinegue paralisa Band e confirma liberação de R$750M do INSS para +1 extra aos 60+
● R$ 1518 chegando junto com o 13° salário e + 7 presentões: INSS crava 8 vitórias e idosos 60+ vibram em abril
Conforme o portal da transparência do MPS, o número de pedidos de benefícios chegou a mais de 1,9 milhão em novembro de 2024, sendo um dos maiores números desde 2020.
Atualmente, o tempo médio de espera na fila do INSS é de 39 dias. Mas, com a nova ação do Governo, esse número deve cair. Além disso, o presidente da entidade também já vinha frisando isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro, Stefanutto disse que a meta para este ano era fazer com que a concessão de benefícios caísse para 30 dias. Dessa forma, garantido os benefícios de forma mais rápida.
De acordo com a ação, cerca de 500 servidores do INSS vão trabalhar para que a fila e o tempo caiam significativamente. A regra ficará em vigor por 90 dias. Veja o que diz a autarquia sobre prioridade:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A ação extraordinária vai priorizar os requerimentos na seguinte ordem: acertos pré e pós-perícia dos benefícios por incapacidade, salário-maternidade, pensão por morte, benefícios assistenciais que não tenham pendências de avaliação social ou perícia médica e aposentadorias (exceto por incapacidade permanente).“
Considerações finais
- O Governo Lula anunciou uma ação para reduzir a fila de espera do INSS, permitindo aposentadorias antecipadas para mais de 1,9 milhão de segurados.
- Com 500 servidores trabalhando por 90 dias, a meta é diminuir o tempo de espera de 39 para 30 dias.
- A ação vai priorizar a concessão de benefícios como aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade.
- Essa medida visa agilizar o atendimento e melhorar o serviço para os cidadãos que dependem da Previdência Social.
Quais os tipos de aposentadoria do INSS?
Em suma, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece vários tipos de aposentadoria, como:
- Por idade;
- Por tempo de contribuição;
- Por invalidez;
- Especial;
- Da pessoa com deficiência;
- Por tempo de contribuição dos professores;
- Por idade urbana;
- Por idade rural.
Por fim, veja esta matéria: “Novos valores”: Veredito de Lula traz +1 aumento do INSS junto com o salário mínimo em fevereiro de 2025