AGORA!

“Podem usar”: Braço direito de Lula emite anúncio com liberação salvadora em saldos do FGTS para salvar CLTs

30/01/2025 às 11h40

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Luiz Inácio Lula da Silva, notas de Real e aplicativo do FGTS (Fotos: Reproduções / Ricardo Stuckert / Canva / Internet)

Fernando Haddad e Luiz Marinho dão notícia envolvendo crédito consignado e FGTS

Na última quarta-feira, 29, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, braço direito próximo de Luiz Inácio Lula da Silva, fez um anúncio importante sobre o saldo do FGTS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma entrevista coletiva, Fernando Haddad e Luiz Marinho falaram sobre a concessão de crédito consignado para trabalhadores do setor privado.

Mas, afinal, o que aconteceu?

O governo federal apresentou uma proposta para permitir que os bancos tenham acesso às informações do eSocial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida visa facilitar a concessão de crédito consignado aos trabalhadores do setor privado.

Nova modalidade

De acordo com Fernando Haddad, trabalhadores CLTs poderão se beneficiar desse novo formato de acesso ao crédito consignado, permitindo que 42 milhões de pessoas utilizem esse serviço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Milhões de pessoas que hoje não têm acesso ao crédito consignado passarão a ter um mecanismo moderno, eficiente, transparente, com uma plataforma em que você vai poder comparar as taxas de juros praticadas pelo sistema bancário. A pessoa vai poder fazer o seu pedido para o banco que eventualmente estiver disposto a oferecer para ele o crédito com aquela taxa”, disse o ministro.

Além disso, Fernando Haddad destacou que a plataforma permitirá a comparação das taxas bancárias, o que trará mais transparência para os trabalhadores.

A expectativa é que a plataforma esteja disponível ainda neste ano.

Fernando Haddad e Luiz Marinho (Foto: Reprodução /  Dney Justino/PR)
Fernando Haddad e Luiz Marinho (Foto: Reprodução / Dney Justino/PR)

Luiz Marinho fala sobre o FGTS

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, também abordou o tema do FGTS durante a coletiva.

Luiz Marinho esclareceu que não haverá alteração no percentual do fundo que pode ser usado como garantia para esses empréstimos.

Atualmente, os trabalhadores podem usar 10% do saldo do FGTS, além da totalidade da multa rescisória, para quitar o empréstimo caso sejam demitidos.

Apoio da Febraban

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, demonstrou apoio à proposta, destacando a importância da transparência e do acesso a dados para o crescimento do crédito.

“Estamos assumindo um compromisso com o governo de fazer com que nós tenhamos o crescimento do crédito privado para o trabalhador celetista, desde que nós consigamos enxergar os dados dos trabalhadores, das empresas, e a gente enxerga a plataforma eSocial como um veículo importante de acesso à informação. Crédito tem a ver com garantia, com informação de qualidade. Quanto mais informações, menor risco de crédito, menor custo de crédito, menor inadimplência”, disse Sidney.

Para virar lei

Por fim, para que o programa se torne efetivo, o governo federal precisará criar a medida por meio de uma Medida Provisória (MP).

Após isso, o Congresso Nacional terá um prazo de até 120 dias para aprovar a MP, tornando-a uma lei.

Carteira de trabalho e notas de Real (Foto: Canva)
Carteira de trabalho e notas de Real (Foto: Canva)

Considerações finais

Em suma, Fernando Haddad e Luiz Marinho falaram sobre a nova proposta de plataforma virtual para crédito consignado a trabalhadores do setor privado sem a mudança no percentual no FGTS.

Veja mais informações sobre o FGTS clicando aqui.

Quando posso sacar o FGTS?

Por fim, o FGTS é um direito dos trabalhadores com carteira assinada (CLT) e pode ser sacado em algumas ocasiões:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Compra da casa própria;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Doenças graves;
  • Rescisão por acordo entre empregado e empregador;
  • Catástrofes naturais;
  • Saque-aniversário e mais.
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Notas de cem reais, aplicativo FGTS e mulher chocada (Fotos: Reproduções / Ascom unit / Canva)

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.