A emissora carioca “furou” o canal de Silvio Santos para adquirir uma nova atração
Se em anos anteriores a Globo dominava o mercado de direitos esportivos, o cenário mudou bastante desde 2020, quando o SBT também entrou na briga pelos principais torneios de futebol. No entanto, nesta quarta-feira, 20, foi confirmado que a emissora carioca conseguiu passar o canal de Silvio Santos para trás e adquiriu um importante campeonato.
Trata-se da Copa América de futebol feminino, competição que é organizada pela Conmebol, entidade que comanda o futebol sul-americano e é considerada como um “braço direito” do SBT, por conta da transmissão da Copa Libertadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, segundo o Notícias da TV, a entidade passou o SBT pra trás e negociou os direitos do campeonato feminino com a Globo, que usará o torneio no canal SporTV.
O canal de Silvio Santos ainda tem os direitos do torneio na TV aberta, mas o executivos do SBT estariam indecisos em apostar no futebol feminino- um dos motivos que levaram a Conmebol a negociar com a Globo.
GLOBO E PARCEIRA DO SBT ESTREITAM LAÇOS EM MEIO A DISPUTA PELA LIBERTADORES
O novo acordo entre Globo e Conmebol também acende um alerta para o SBT, já que os dois canais estão disputando o novo ciclo de transmissões da Copa Libertadores, válido de 2023 a 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Cristina Padiglione, do site F5, da Folha, em 2020, o SBT pagou a bagatela de 60 milhões de dólares, cerca de 316 milhões de reais. Agora, para garantir o novo ciclo da competição, estima-se que o valor dos direitos gire em torno de 400 milhões de reais.
A Globo tem uma meta ambiciosa para 2023 em diante com a Libertadores: voltar a registrar números acima dos 40 pontos com os jogos dos dois torneios. Algo visto na grande final de 2019, entre Flamengo 2 x 1 River Plate que bateu 53 pontos somente no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não é só pelo quesito ibope que a Globo está em busca da Libertadores, vale também pelo valor financeiro: a competição entre os principais clubes da América Latina proporciona um grande lucro por meio de patrocinadores.
Para se ter uma ideia, sozinho, o SBT faturou 300 milhões de reais pelas cotas comerciais, o que por si só já paga o investimento feito pela competição.
De acordo com Flávio Ricco, colunista do R7, a Conmebol recebeu as propostas dos canais nesta quarta-feira, 20 e o anúncio de que ficará com a Libertadores deve ser oficializado até o final do mês.