Bancos gigantes do Brasil anunciam o fim de 2 grandes serviços e pegam milhares de clientes de surpresa
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o DOC (Documento de Ordem de Crédito) funcionará até as 22h da próxima segunda-feira, 15 de janeiro. A data marcará o encerramento da operação, existente há quase quatro décadas, e que se tornou obsoleta com o Pix, sistema de transferências instantâneas criado pelo Banco Central (BC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fim das operações foi comunicado pelos bancos no ano passado. Após o prazo final, não será mais possível fazer novos DOCs. Até lá, será possível agendar transações para liquidação até o dia 29 de fevereiro, que também será o último dia para que os bancos processem DOCs enviados pelos clientes.
O DOC foi criado pelo BC em 1985, para permitir transferências entre contas bancárias. Contudo, cs operações de DOC feitas até as 21h59 são efetivadas somente no dia útil seguinte à ordem. Se o DOC é feito a partir das 22h, só cai na conta do beneficiário no segundo dia útil após a ordem.
Além do DOC, será extinta a TEC (Transferência Especial de Crédito), criada pelo BC. Servia para que empresas pagassem salários e benefícios aos funcionários, mas que também caiu em desuso. “Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos”, diz em nota o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria. “Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado.” Disse por fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como surgiu o PIX?
O PIX, sistema de pagamento instantâneo brasileiro, foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e lançado oficialmente em 16 de novembro de 2020. A iniciativa surgiu como parte do esforço para modernizar o sistema financeiro e proporcionar uma forma mais eficiente, rápida e segura de realizar transações financeiras no país.
A motivação por trás do PIX incluiu a necessidade de reduzir a dependência de métodos de pagamento mais tradicionais. Como TED e DOC, que muitas vezes envolviam taxas e tinham um tempo de processamento mais demorado. No entanto, o PIX foi projetado para oferecer transações instantâneas, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados.
Além disso, o PIX busca promover a competição no setor financeiro, permitindo a participação de diversas instituições, não se limitando apenas a bancos tradicionais. Contudo, com a introdução do PIX, o objetivo é tornar as transações financeiras mais acessíveis, convenientes e ágeis para a população brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE