2 anúncios importantes foram divulgados pelo Bradesco
Dentre tantas instituições financeiras que temos na atualidade no Brasil, uma das mais queridas, sem dúvidas, é o Banco Bradesco, que conta com milhões de clientes espalhados por todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acompanhando a era digital, a instituição financeira lançou nos últimos anos a BIA, que é a inteligência artificial do banco, sendo responsável por informar aos clientes sobre saldos, extratos, além de esclarecer diversas dúvidas.
SAIBA MAIS! R$ 4,1 bilhões na mesa: A compra colossal do Bradesco de 2 bancos rivais gigantes para aterrorizar o Itaú
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que uma das revoluções do mercado financeiro nos últimos anos também foi o lançamento do PIX. O meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central facilita e muito a vida das pessoas, que antigamente tinham que ficar reféns dos métodos DOC e TED.
E é exatamente esses 2 serviços cruciais que deram adeus. O Bradesco não fornecerá mais o serviço de transferência por DOC. Aliás, não só o rival do Itaú, mas as demais instituições se programaram para desativar de vez as transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) havia anunciado em maio de 2023 que os bancos deixariam de oferecer as operações de DOC para pessoas físicas e jurídicas a partir de 2024 de acordo com informações do portal UOL Economia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Bradesco informou que para pessoas físicas, o DOC só e encerraria no dia 29 de fevereiro de 2024, mas desde maio do ano passado, os correntistas foram informados sobre o fim desse serviço, que entrou em declínio após o PIX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o Bradesco foi uma das últimas instituições financeiras a encerrar esse tipo de serviço. O Itaú encerrou em janeiro de 2023. Já o Santander, finalizou em setembro de 2023.
O Banco do Brasil acabou com as transações para pessoas físicas em outubro e a Caixa em janeiro de 2024. Também foram descontinuadas as operações de TEC (Transferência Especial de Crédito), criadas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários e a TED (Transferência Eletrônica Disponível).
O QUE MOTIVOU O FIM DO DOC E DA TED?
Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, as transações feitas via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre do ano passado, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no período.
Em número de transações, o DOC ficou bem distante dos cheques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do PIX, a modalidade queridinha dos brasileiros, com incríveis 17,6 bilhões de operações.