Bradesco e Caixa tomaram decisão importante
Os bancos são instituições essenciais à manutenção do comércio, porque além de oferecer serviços financeiros, facilitam transações de pagamento e oferecem crédito pessoal, ajudando no desenvolvimento da sociedade. Dessa vez, citaremos o encerramento em massa de contas promovido pela Caixa, Bradesco e outros gigantes.
Assim, esses bancos tradicionais brasileiros convocaram os seus clientes para algo urgente, pois uma medida acabou fazendo com que eles tomassem a decisão de fazer um encerramento de conta em massa. Essas instituições financeiras emitiram um alerta aos clientes com CPF cancelado, informando sobre o risco de perderem as contas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme orientação do Banco Central, os CPFs que estiverem irregulares com a receita federal terão as contas canceladas. De acordo com informações divulgadas do Jornal Extra, instituições como a Caixa e o Bradesco podem cancelar as contas até mesmo se houver saldo disponível na conta. Justamente por isso, é preciso manter o documento regularizado.
Vale lembrar que o CPF pode ficar irregular se o contribuinte deixou de entregar alguma declaração do Imposto de Renda em pelo menos uma ocasião nos últimos 5 anos. Além disso, o documento também fica suspenso quando o cadastro do contribuinte está errado ou incompleto. Aliás, o Jornal Extra deu mais detalhes a respeito dessa situação.
Isso porque o mais comum é que as inconsistências apareçam no nome, data de nascimento, nome da mãe ou título eleitoral, já que a Receita Federal cruza os dados com as informações com outros órgãos, como a Justiça Eleitoral. As pessoas que não votaram e não apresentaram nenhuma justificativa também podem ter o CPF suspenso e podem ter suas contas bloqueadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento dos bancos
A Caixa disse que, ao identificar CPFs nas situações “suspensa”, “cancelada” ou “nula”, providencia contato com o cliente, informando-o sobre a irregularidade, e concede prazo de 90 dias para regularização. O Bradesco, por sua vez, não se pronunciou sobre o cancelamento das contas encerradas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decreto do Detran: Nova lei de trânsito chega com PROIBIÇÃO que pode cancelar sua CNH hoje (22/11)
● Haddad e Tebet sem chão: Novo aumento do salário mínimo para 2025 é maior do que o esperado
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
Segundo Banco Central, após o encerramento da conta com eventual saldo disponível, os recursos devem continuar à disposição dos titulares e a instituição deve manter controles e registros até a devolução dos recursos ao cliente. Ou seja, você não perde seu dinheiro de forma alguma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como regularizar o CPF?
- Acesse o site de Regularização de CPF.
- Preencha os dados pessoais e endereço conforme solicitado.
- Envie o formulário para a Receita.
- Por último, anote o protocolo de atendimento e aguarde o prazo.