Bradesco e Caixa pegam correntistas de surpresa ao se unirem a outros bancos e encerrar um serviço popular por mais de 40 anos
Caixa, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e todos os outros bancos brasileiros, deixaram de ofertar um popular serviço. Após decreto do Banco Central, as agências só seguiram.
O grupo de especialistas em economia do TV Foco, a partir de informações do Banco Central, apurou que o famoso Documento de Ordem de Crédito (DOC) para pessoas físicas e jurídicas está extinto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O último dia para usar o serviço, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), era o dia 29 de fevereiro de 2024. Sendo assim, após 40 anos de história, o DOC se encerrou.
HISTÓRIA DO DOC
Criado pelo Banco Central em 1985, o DOC não superou o avanço da tecnologia. Em resumo, ele perdeu espaço para opções mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, como o pix.
Em operação no Brasil desde 2020, o pix se tornou popular, dessa maneira, é normal que ele tomasse o espaço de outras opções. Então, podemos esperar ele cada vez mais forte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ADEUS AO DOC
- Bancos como Caixa e Bradesco descontinuaram o popular DOC;
- Pix agora domina o mercado e a tendência é que siga crescendo ainda mais;
- TED continua por enquanto;
- Novas modernizações são prometidas para transferências.
MAIS TECNOLOGIA CHEGANDO
Isaac Sidney, presidente da Febraban, promete que mais investimento serão feitos. Sendo assim, mis avanço em tecnologia.
“A Febraban e os bancos estão constantemente avaliando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no país, a fim de melhorar a conveniência para os clientes”, disse ele segundo a CNN Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Contas esvaziadas: Bradesco tem saldo desaparecendo nesta quarta (11), desespera clientes e emite comunicado
● Adeus, poupança: 5 motivos emergenciais para retirar o dinheiro na Caixa, Bradesco e mais antes de 2025
● Fim das dívidas do cartão de crédito: Bradesco, Itaú e mais são acionados para zerar fatura de clientes hoje (10)
O TED (Transferência Eletrônica Disponível) ainda se mantém. Mas, assim como outras opções, pode sair um dia de circulação. Por enquanto, ele é excelente paras grandes transferências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÕES FINAIS
Banco Central encerra DOC e bancos como Caixa e Bradesco aderem à decisão e deixam de ofertar serviço em 2024. Decisão do BC passa pela evolução do pix, que é a forma mais popular de se transferir dinheiro hoje no país.
QUANDO O PIX FOI CRIADO?
Idealizado pelo Banco Central, o pix foi criado em 5 de outubro de 2020. Desde então, conquistou milhares de adeptos e hoje a maioria das pessoas tende a suar o modelo para transferências.
Fácil de usar, de graça e instantâneo, o modelo é sucesso no país. Mas, não para por aí, ele tende a tomar até o lugar do dinheiro físico.
VEJA ESSA NOTÍCIA SOBRE DECRETO DO BANCO CENTRAL EM CIMA DO PIX