Em comunicado, Bradesco e Itaú deram péssima notícia
Quem acompanha as notícias sobre o mercado financeira e instituições bancárias notou o abalo que ocorreu na última semana com a redução das taxas máximas de juros da modalidade pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social).
A decisão afeitou as instituições financeiras do país e muitas delas precisaram tomar decisões mais firmes, como por exemplo, suspender as linhas de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que as taxas máximas de juros da modalidade foi de 2,14% para 1,7% em 13 de março. A redução impactou os bancos como Itaú e Bradesco, que afirmaram não possuírem condições de arcar com os custos dessa variante, sendo assim a solução seria a suspenção.
Em nota a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) explicou a decisão: “Os patamares de juros fixados não suportam a estrutura de custos do produto e os novos tetos têm elevado risco de reduzir a oferta do crédito consignado, levando um público, carente de opções de crédito acessível, a produtos que possuem em sua estrutura taxas mais caras (produtos sem garantias), pois uma parte considerável já está negativada”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a redução da taxa não impactou apenas Itaú e Bradesco, instituições públicas como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, também alegaram que não possuem condições de pagar os custos de captação, e por hora, iriam suspender o serviço.
COMO SABER SE UM BOLETO É FALSO?
Cada vez mais a internet está avançando e atualmente é possível fazer tudo pelo digital, desde compras até pagar boletos pelos aplicativos do Bradesco e Itaú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora a internet tenha facilitado algumas demandas, ela também se tornou um dos meios mais usados para se aplicar golpes, sendo preciso estar sempre atento para não ser enganado.
Um dos principais golpes são os boletos falsos, onde a pessoa paga acreditando estar se livrando de uma dívida, mais na verdade o dinheiro vai para a conta de um terceiro. Para saber se um boleto é falso, leia a matéria completa.