Para ajudar os clientes, banco passa a oferecer proteção quando a pessoa está em ligação, com alerta contra golpe
O Bradesco é um dos maiores bancos do Brasil e tem lutado contra os golpes que milhares de seus clientes sofrem diariamente de criminosos.
De acordo com uma pesquisa da Koin, fintech especializada em prevenção de crimes em e-commerce, 62,4% dos brasileiros já sofreram alguma tentativa de golpe virtual. A maioria das tentativas de golpe, 41,8%, ocorre em sites de compra.
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Outros dados sobre golpes virtuais no Brasil incluem:
- Uma pesquisa aponta que 80% dos brasileiros já sofreram algum tipo de golpe cibernético.
- O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, registrou 208 golpes por hora no Brasil em 2022.
- O Anuário da Segurança Pública também aponta que o total de estelionatos cresceu 8,2% no Brasil em 2023 em relação a 2022
Para combater isso, o Bradesco, de acordo com informações do portal O Estado Doce, criou um sistema de identificação ao qual alerta o cliente que está em ligação quando, ao mesmo tempo, ele acessa sua conta digital Bradesco.
Isso para alertar o cliente quando ele acessa o banco para realizar alguma ação a mando de quem está dentro da linha telefônica.
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Ao estar em ligação e entrar no aplicativo do banco, uma mensagem aparece: “notamos que você está em ligação, cuidado! pode ser o golpe da falsa central. Os funcionários do Bradesco e a BIA não ligam para que você acesse o app ou pedindo informações da conta”.
O Bradesco também coloca na mensagem 3 alertas fundamentais, de formas que o bandido age, para fazer uma limpa na sua conta:
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- Afirma ter transação indevida
- Exige que faça uma transação
- Gera medo e sensação de urgência
Segundo o banco, o golpe da falsa central é responsável por 42% das fraudes sofridas pelos clientes do Bradesco. Nele, o fraudador liga para o correntista, finge ser um atendente do banco e avisa sobre um Pix ou uma compra no cartão suspeitos, pedindo que o cliente lhe informe dados pessoais.
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QUAL A MELHOR PREVENÇÃO CONTRA GOLPES NO BRADESCO?
- Não digite ou comunique suas senhas em qualquer circunstância que não o aplicativo oficial do banco;
- Ative a geolocalização e a notificação dos aplicativos de bancos e de entregas, e do próprio celular;
- Ative a autenticação de dois fatores no WhatsApp;
- Faça o máximo de transações de casa, de preferência conectado ao wifi do domicílio;
- Baixe os apps de bancos apenas diretamente da Play Store ou da Apple Store;
- Não clique em links enviados como se fossem do banco;
- Reduza os limites de transações quando estiver fora de casa e em horários inusitados;
- Tenha diligência na escolha do banco;
- Não permita que contatos não adicionados vejam sua foto no WhatsApp;
- Evite usar fotos de rosto no estilo 3×4 em redes sociais abertas, como no perfil de WhatsApp;
- Comunique-se com o banco apenas via canais oficiais.
- Reduza os limites de transações quando estiver fora de casa e em horários inusitados;
- Tenha diligência na escolha do banco;