Para ajudar os clientes, banco passa a oferecer proteção quando a pessoa está em ligação, com alerta contra golpe
O Bradesco é um dos maiores bancos do Brasil e tem lutado contra os golpes que milhares de seus clientes sofrem diariamente de criminosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com uma pesquisa da Koin, fintech especializada em prevenção de crimes em e-commerce, 62,4% dos brasileiros já sofreram alguma tentativa de golpe virtual. A maioria das tentativas de golpe, 41,8%, ocorre em sites de compra.
Outros dados sobre golpes virtuais no Brasil incluem:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Uma pesquisa aponta que 80% dos brasileiros já sofreram algum tipo de golpe cibernético.
- O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, registrou 208 golpes por hora no Brasil em 2022.
- O Anuário da Segurança Pública também aponta que o total de estelionatos cresceu 8,2% no Brasil em 2023 em relação a 2022
Para combater isso, o Bradesco, de acordo com informações do portal O Estado Doce, criou um sistema de identificação ao qual alerta o cliente que está em ligação quando, ao mesmo tempo, ele acessa sua conta digital Bradesco.
Isso para alertar o cliente quando ele acessa o banco para realizar alguma ação a mando de quem está dentro da linha telefônica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao estar em ligação e entrar no aplicativo do banco, uma mensagem aparece: “notamos que você está em ligação, cuidado! pode ser o golpe da falsa central. Os funcionários do Bradesco e a BIA não ligam para que você acesse o app ou pedindo informações da conta”.
O Bradesco também coloca na mensagem 3 alertas fundamentais, de formas que o bandido age, para fazer uma limpa na sua conta:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Afirma ter transação indevida
- Exige que faça uma transação
- Gera medo e sensação de urgência
Segundo o banco, o golpe da falsa central é responsável por 42% das fraudes sofridas pelos clientes do Bradesco. Nele, o fraudador liga para o correntista, finge ser um atendente do banco e avisa sobre um Pix ou uma compra no cartão suspeitos, pedindo que o cliente lhe informe dados pessoais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL A MELHOR PREVENÇÃO CONTRA GOLPES NO BRADESCO?
- Não digite ou comunique suas senhas em qualquer circunstância que não o aplicativo oficial do banco;
- Ative a geolocalização e a notificação dos aplicativos de bancos e de entregas, e do próprio celular;
- Ative a autenticação de dois fatores no WhatsApp;
- Faça o máximo de transações de casa, de preferência conectado ao wifi do domicílio;
- Baixe os apps de bancos apenas diretamente da Play Store ou da Apple Store;
- Não clique em links enviados como se fossem do banco;
- Reduza os limites de transações quando estiver fora de casa e em horários inusitados;
- Tenha diligência na escolha do banco;
- Não permita que contatos não adicionados vejam sua foto no WhatsApp;
- Evite usar fotos de rosto no estilo 3×4 em redes sociais abertas, como no perfil de WhatsApp;
- Comunique-se com o banco apenas via canais oficiais.
- Reduza os limites de transações quando estiver fora de casa e em horários inusitados;
- Tenha diligência na escolha do banco;