Houve algumas manifestações após instituição decidir encerrar as atividades em parte dos postos físicos
Para 2025, o Bradesco já colocou alguns dos planos em prática. Na verdade, eles tiveram início ainda no ano passado, mas seguem em vigor.
Em agosto, o Sindicato dos Bancários precisou se manifestar contra as demissões e o fechamento de agências da instituição. O protesto aconteceu na cidade de Betim, em Minas Gerais, chamando atenção aos antigos funcionários e clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a sindicância, apesar dos altos lucros, os bancos continuam fechando agências e demitindo seus colaboradores. Eles apontaram que, como resultado, surge ainda mais sobrecarga de trabalho nos outros postos que permanecem abertos.
Além disso, os clientes também estariam enfrentando dificuldades para conseguir atendimento presencial. Em 2024, de acordo com a nota divulgada, o Bradesco teria fechado 8 agências na capital, Belo Horizonte, somando às outras regiões próximas.
Para se ter uma ideia, em 2023, a companhia lucrou R$ 16 bilhões. Porém, agora, o foco tem sido nos serviços por aplicativo – como já acontece no Nubank, que é totalmente digital. Outras instituições, como Itaú e Santander, também estão indo pelo mesmo caminho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As tecnologias não justificam a falta de atendimento, a sobrecarga de trabalho e o adoecimento. Nos bairros mais afastados, por exemplo, presenciamos filas enormes, às vezes para fora da unidade, agências com poucas pessoas para realizar atendimento, sem contar a pressão velada de vendas e cumprimento de metas”, criticou Giovanni Alexandrino, funcionário do Bradesco e diretor do Sindicato.
Afinal, quais os maiores bancos do Brasil?
Dados levantados pelo BC em 2024:
- Caixa Econômica Federal: 151,9 milhões de clientes;
- Bradesco: 106,5 milhões de clientes.
- Itaú Unibanco: 100,6 milhões de clientes;
Em contrapartida, os bancos que mais ganharam clientes:
- Nubank: 11,51 milhões;
- Mercado Pago: 5,76 milhões;
- Original: 5,73 milhões;
- Inter: 4,76 milhões.
Conclusão
Para virar cliente do Bradesco e fazer a solicitação de cartões, é necessário levar os documentos de identificação e comprovante de residência a uma das agências mais próximas. São cerca de 2,5 mil pontos oficiais de atendimento, além das centrais telefônicas e do Internet Banking.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$250 mil garantidos, isenção e +: Bradesco anuncia 3 benefícios pra quem tem conta poupança
● Suspensão: Fim de serviço popular do Bradesco a aposentados do INSS cai como bomba no colo dos 60+
● Adeus, cartão de crédito: Bradesco traz novo serviço histórico com substituto salvador a clientes em 2025
Vale ressaltar que o Banco Central tem como função administrar as funções econômicas no país, fazendo parte do Conselho Monetário Nacional. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles tomam as próprias decisões e ditam as regras do setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE