Brahma, Antarctica e+: O fim de 7 cervejas populares no Brasil e adeus às prateleiras do Assaí, Carrefour e+

O fim de 7 cervejas bastante populares, que fizeram sucesso entre os brasileiros, e agora não estão mais nas prateleiras dos supermercados
Para os amantes de cerveja, cada rótulo é uma história, seja de um verão inesquecível, de um churrasco com os amigos ou de uma época que já não volta mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas o universo cervejeiro também vive de transformações. Conforme apurado pelo TV FOCO, enquanto novos sabores ganham espaço nas prateleiras, outros simplesmente desaparecem.
Algumas marcas até resistem por décadas, mas acabam sendo engolidas pelas mudanças no gosto do consumidor, nas estratégias das grandes fabricantes ou mesmo na logística de produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, isso aconteceu com 7 cervejas que, embora tenham marcado presença, já não fazem mais parte da paisagem dos supermercados como Assaí, Carrefour e tantos outros, incluindo uma Brahma e Antarctica.
1 – Brahma München
De acordo com o portal ‘Veja SP’, um verdadeiro clássico das décadas de 40 a 70, a Brahma München era uma cerveja escura que fez história.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
No entanto, com o tempo, foi perdendo espaço para as pilsens mais leves, dominantes no paladar do brasileiro.
Sua produção foi descontinuada no início dos anos 2000, deixando saudade nos apreciadores de sabores mais encorpados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Antarctica München
Com um perfil mais intenso e saboroso que a tradicional clara, essa cerveja escura da Antarctica começou a ser produzida em São Paulo ainda no início do século XX.
Embora tenha mantido sua presença por boa parte do século, hoje já não é mais encontrada. Seu desaparecimento foi silencioso, mas definitivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 – Kaiser Bock
Um marco nos anos 90, a Kaiser Bock foi pioneira no estilo bock no Brasil. Lançada em 1993, conquistou fãs pelo teor alcoólico mais elevado e sabor robusto, ideal para os dias frios.
Chegou a ser considerada a melhor bock do país. No entanto, desde 2012, sua fabricação deixou de ser constante, até sumir de vez das prateleiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4 – Antarctica Bock
A tentativa da Antarctica de entrar no mercado das bocks veio em 1994, tentando surfar no sucesso da Kaiser. Porém, não teve o mesmo brilho. A aceitação foi fraca e, após poucos anos, a produção foi encerrada.
5 – Carlsberg (versão nacional)
A dinamarquesa Carlsberg chegou a ser fabricada por aqui nos anos 90, por meio da Skol. Mas a iniciativa durou pouco. Hoje, só é possível encontrar a versão importada, geralmente em empórios ou lojas especializadas.

6 – Pérola
Pouca gente da geração atual conhece, mas a Pérola foi uma estrela do passado.
Produzida em Caxias do Sul (RS), teve seu auge entre os anos 50 e 70, sendo distribuída por todo o Brasil. Nos anos 90, no entanto, a fábrica encerrou as atividades, e com ela, desapareceu a cerveja.
7 – Malt 90
Com um marketing ousado e muito destaque nos anos 80, inclusive sendo a cerveja oficial do primeiro Rock in Rio, a Malt 90 se dizia a bebida do futuro.
Mas o gosto popular não embarcou na proposta. Acabou tachada de sem graça, e em menos de uma década, sumiu de circulação.

Considerações finais
- Ver essas marcas deixarem o mercado é como folhear um álbum de memórias em que as páginas vão se desfazendo com o tempo.
- Embora novas cervejas cheguem todos os anos, há algo especial em lembrar dessas que marcaram época.
- Hoje, elas não estão mais nas gôndolas do Assaí, Carrefour e outros supermercados, mas seguem vivas na lembrança de quem viveu seus tempos dourados.
Qual a maior cervejaria do mundo?
De acordo com o portal ‘Cervejar’, a Anheuser-Busch InBev (AB InBev) é a maior cervejaria do mundo. A empresa é sediada na Bélgica e é proprietária da Ambev no Brasil.
A empresa possui mais de 500 marcas de cervejas, entre elas podemos encontrar algumas muito famosas no Brasil, como Budweiser, Stella Artois, Brahma e Hoegaarden.
Por fim, veja esta matéria: Adeus no Carrefour e Pão de Açúcar: Fim de 7 cervejas traz extinção em prateleiras e clientes choram
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br