EITA

Brasileiros que tenham algumas destas doenças já podem solicitar a sua aposentadoria imediatamente no INSS

17/03/2023 às 8h58

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
INSS (Foto Reprodução/Internet)

O INSS liberou uma lista de doenças que garantem a aposentadoria de invalidez; Veja quais e fique atento se você tem direito

E o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável por assegurar os direitos dos brasileiros de receber pagamento de auxílios, pensões, e aposentadorias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, uma das modalidades mais procuradas para a aposentadoria é por invalidez. Apena para nível de conhecimento, essa aposentadoria é paga para os trabalhadores que, por conta de alguma enfermidade ou acidente, ficaram incapacitados de exercerem suas funções.

Obviamente, essa liberação do benefício depende da avaliação de um médico perito. Dessa forma, não basta apenas a realização de um requerimento para ser beneficiado, precisa passar por um exame criterioso aonde será constatado a existência da doença

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O INSS atualiza a lista de doenças aptas para solicitar a aposentadoria por invalidez (Foto Reprodução/Internet)

O INSS atualiza a lista de doenças aptas para solicitar a aposentadoria por invalidez (Foto Reprodução/Internet)

 

Nova lista de doenças que garantem o benefício

Segundo as novas determinações do INSS, as doenças que dão direito ao recebimento da aposentadoria por invalidez são:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acidente vascular encefálico agudo, Abdome agudo cirúrgico; Hanseníase; Cegueira; Tuberculose ativa; Transtorno mental grave; Doença de Parkinson; Cardiopatia grave; Neoplasia maligna (câncer); Nefropatia grave; Hepatopatia grave

Também temos na lista Esclerose múltipla; Paralisia irreversível e incapacitante; Espondilite anquilosante; Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); Síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids); Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É válido  dizer que o direito à aposentadoria por invalidez não depende da função trabalhista do beneficiário. Portanto, o trabalhador pode ser autônomo, CLT ou até empregado, desde que ele esteja contribuindo de maneira regular.

Conforme as determinações da Previdência Social, o cidadão também deve seguir os seguintes critérios:

Ser permanentemente incapaz de trabalhar; Comprovar a incapacidade por meio de uma perícia médica feita pelo INSS; Cumprir uma carência mínima de 12 meses (para os segurados do INSS);

Estar trabalhando no serviço público ou contribuindo para a Previdência Social no momento em que ocorreu a incapacidade ou estar no período de qualidade de segurado, no caso dos segurados do INSS.

Como solicitar o benefício?

Para efetuar a solicitação do benefício, o trabalhador deverá acessar o site ou aplicativo Meu INSS, da Previdência Social,  e em seguida, clicar na aba “Perícia Inicial”. Ao acessa-la seguir as instruções da plataforma digital.

Após concluir o procedimento e o beneficiário ser aprovado para fazer sua análise documental pela “Perícia Médica”, aparecerá em uma tela as opções de melhor local para o recebimento dos valores do benefício.

A aposentadoria poderá ser requerida pelo site oficial da previdência social, o "Meu INSS" (Foto Reprodução/Gov)

A aposentadoria poderá ser requerida pelo site oficial da previdência social, o “Meu INSS” (Foto Reprodução/Gov)

Aposentadoria
INSS
Previdência

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.