Vem pro resumão

Nova SAF derrubando Palmeiras e Fla e vingança de Ceni: Brasileirão sela novos 2 favoritos e 1 gigante ‘caindo’

06/05/2024 às 17h43

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Estádios do Rio Grande do Sul alagados, Athletico Paranaense e Vasco no Brasileirão (Reprodução - Internet)

Final de semana de jogos marcado por novo líder e triste acontecimento no Rio Grande do Sul

Mais uma rodada do Brasileirão deste ano foi concluída, desta vez, a 5ª rodada não foi marcada apenas pelos jogos e pelos gols, mas também por um triste acontecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acompanhamos nas últimas duas semanas os desastres naturais que desolaram a população do Rio Grande do Sul.

As fortes chuvas, que culminaram nas terríveis enchentes fizeram com que as ruas e casas ficassem completamente submersas pela água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o G1, os temporais que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram 75 mortos confirmados, 6 óbitos em investigação, 103 desaparecidos e 155 pessoas feridas até o último domingo (5). A chuva, que começou em 27 de abril, ganhou força no dia 29.

E como isso atingiu praticamente o Rio Grande do Sul todo, as equipes do estado também sofreram com as fortes chuvas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os estádios Beira Rio, do Internacional e a Arena do Grêmio, ficaram completamente inundados e isso fez com que as imagens registradas chocassem o mundo do futebol.

Diante disso, três jogos foram adiados, por enquanto sem data prevista, eles são:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Cruzeiro x Internacional (Mineirão)
  • Grêmio x Criciúma (Arena do Grêmio)
  • Juventude x Atlético Goianiense (Alfredo Jaconi)

A previsão é de que as equipes do Rio Grande do Sul não disputem a 6ª rodada do Brasileirão, mas, teremos que aguardar as novas atualizações da Defesa Civil sobre a segurança e locomoção nas cidades atingidas. A expectativa é de que a água vá aos poucos descendo das ruas.

Fluminense 2 x 2 Atlético Mineiro

Voltando a falar sobre os jogos da rodada do Brasileirão, Fluminense e Atlético Mineiro abriram os jogos. Às 16 horas do sábado (4), o Galo entrou em campo no Maracanã para tentar a vitória.

O Fluminense, que não vem tendo uma sequência favorável no Brasileirão, contou com a força da sua torcida para voltar a vencer.

Já o Galo, há 13 jogos invicto desde a chegada de Gabriel Milito, contou com o forte elenco para tentar vencer a partida.

Como era esperado de um time jogando em casa, o Fluminense começou com tudo e abriu o placar logo no começo do jogo com Germán Cano.

Em bela jogada trabalhada entre Douglas Costa e Marquinhos, o lateral do Fluminense carregou até a linha de fundo, cruzou para dentro da área e Cano aproveitou colocando para o fundo do gol.

Aos 15 do segundo tempo, Alexsander conseguiu dominar uma bola mal afastada pela defesa do Atlético Mineiro, colocou para Renato Augusto que, na cara do gol não perdoou. Fluminense 2 a 0.

Mas, como era de se esperar de uma equipe de Gabriel Milito, o Atlético Mineiro não ficou recuando para evitar o pior e conseguiu buscar um heroico empate.

O nome do jogo foi Eduardo Vargas que entrou aos 27 do segundo tempo e mudou a rota do jogo em 15 minutos.

Com 50 segundos dentro do jogo, Vargas recebeu um lindo lançamento, dominou dentro da área e guardou dentro da rede.

Aos 33 minutos, Varga surgiu livre dentro da área, aproveitando um cruzamento de Guilherme Arana, matando no gol e empatando o jogo, resultado esse que seria o final.

Para o Fluminense é um mal resultado. Abriu 2 a 0 e deixou empatar, Diniz segue pressionado no cargo e o tricolor começa a sentir os ventos do rebaixamento no pescoço.

RedBull Bragantino 1 x 1 Flamengo

No Nabi Abid Chedid, em Bragança Paulista, o Flamengo visitou talvez o time mais cascudo de se enfrentar fora de casa, o Bragantino de Pedro Caixinha.

O Flamengo também vem de uma série de protestos contra Tite, jogadores e comissão técnica, o que tem deixado um ambiente conturbado para se trabalhar.

Já o Bragantino está fazendo um bom começo de campeonato, pegou grandes adversários até agora e conseguiu arrancar pontos preciosos em busca da classificação para a Libertadores de 2025 e até um possível título do Brasileirão.

Para desespero da torcida do Flamengo, o RedBull Bragantino quem abriu o placar. Em escanteio cobrado por Gustavinho, o zagueiro Pedro Henrique subiu mais que todo mundo e conseguiu abrir o marcador aos 30 do primeiro tempo.

O Flamengo só foi conseguir empatar o jogo no final da partida. Em um lindo lançamento, Bruno Henrique conseguiu dominar a bola nas costas da defesa do RedBull Bragantino e empatar o jogo.

Vale dar o destaque para Cleiton, goleiro do Massa Bruta, que fez no mínimo uns 5 milagres para o RedBull, garantindo um ponto precioso contra uma forte equipe.

O Flamengo, segue sendo fortemente criticado pela torcida, Tite é o principal alvo dos insultos e xingamentos.

Corinthians 0 x 0 Fortaleza

Para finalizar a rodada de sábado, às 21 horas, o Corinthians recebeu o Fortaleza na Neo Química Arena tentando manter a boa sequência de vitórias que estava conquistando.

O problema é que do outro lado estava uma das equipes mais bem organizadas dessa competição, o Fortaleza de Vojvoda.

O placar não saiu do 0 a 0. O Corinthians estreou o novo uniforme para esse ano. A camiseta inteiramente preta mostra a luta dos ancestrais que fizeram do Corinthians o time do povo.

Athletico Paranaense 1 x 0 Vasco

No domingo dia 5 a rodada teve início às 16 horas e como esperávamos, a primeira vitória da rodada aconteceu.

E foi justamente na partida do novo líder do brasileirão, o Athletico Paranaense, de Cuca, afundando de vez o Vasco na zona de rebaixamento.

A situação do Vasco ficou difícil logo no início da partida. o Zagueiro Hugo Moura deu bobeira, Canobbio roubou a bola e ia sair na cara do gol, mas foi parado, a falta lhe rendeu o vermelho.

Vale destacar que há 2 semanas o zagueiro pertencia ao furacão, mas, a 777, SAF dona do Vasco adquiriu o jogador por empréstimo mas com uma cláusula contratual:

O cruzmaltino era obrigado a comprar o zagueiro por mais de 2 milhões de reais caso ele fosse relacionado por 4 partidas. A 4ª partida foi justamente essa contra a ex-equipe.

Com o jogo 100% dominado pelo Athletico, Erick aproveitou uma boa trama com cruzamento rasteiro na área e guardou o dele.

Apesar do placar ter sido curto, o Vasco foi dominado a partida toda dando apenas 1 chute a gol em 90 minutos.

A situação do Vasco não é apenas crítica dentro do campo. Na realidade, os jogadores tem 10% apenas da culpa do que o time está sofrendo.

O Vasco sofre com uma das piores e mais vexatórias gestões do futebol brasileiro, a 777 Partners, empresa dona da SAF do clube está apenas piorando uma situação que já era ruim.

Em meio a tudo isso, segundo o GE, a 777 Partners, dona do futebol do Vasco, está sendo processada nos Estados Unidos.

A empresa é acusada de fraude por pegar 350 milhões de dólares (R$ 1,7 bilhão, na cotação atual) e dar como garantias supostos fundos que não lhe pertencem ou sequer existem.

Thumbnail Video Youtube

Vitória 1 x 3 São Paulo

Outro time que começa a entrar em uma situação delicada é o Vitória. No Barradão, recebeu o São Paulo e tomou 3 a 1.

A situação começava a dar indícios de que ficaria ruim pois aos 7 minutos Wagner Leonardo foi expulso. Aos 45 do primeiro tempo, Luciano aproveitou o cruzamento de Igor Vinícius e abriu o plcar.

O Vitória conseguiu empatar a partida aos 3 minutos do segundo tempo. Em escanteio cobrado, William subiu sozinho e colocou no fundo do gol.

Luciano, camisa 10 tricolor, fez seu segundo gol apenas 4 minutos depois. Nestor enfiou a bola para Michel Araújo nas costas do lateral do Vitória.

O meio campista tocou para traz e livre, o atacante do São Paulo voltou a colocar o tricolor na frente.

Sem dificuldades, aos 38 o São Paulo finalizou o jogo, Ferraresi aproveitou a sobra do escanteio, cortou o zagueiro que ficou no chão e colocou para o fundo do gol.

O tricolor se mantém invicto com Zubeldía e passa a sonhar realmente com o Brasileirão, já que vem crescendo na tabela.

Botafogo 1 x 2 Bahia

O Bahia tinha a dura missão de conseguir vencer o Botafogo, até então líder da competição, no Estádio Nilton Santos.

Mas, com um dos maiores aportes financeiros do país e reforços que dão orgulho ao torcedor, o Rogério Ceni colocou a equipe realmente na briga pela competição.

O Botafogo teve um gol anulado logo no começo com Luiz Henrique, em ótima jogada trabalhada.

O Bahia persistiu em grandes chances até conseguir um pênalti nos acréscimos no primeiro tempo. Everaldo em uma linda cobrança, abriu o placar para a equipe.

O Botafogo teve mais um gol anulado, dessa vez no início do segundo tempo. Aos 17 minutos, Luciano Juba aproveitou que o Bahia afastou mal a bola, tentou o chute e isso resultou em Jeffinho, na cara do gol, para empatar a partida.

O herói Baiano foi Rafael Ratão, que recebeu uma bola milimétrica de Caio Alexandre, driblou o goleiro botafoguense e finalizou a partida.

O Bahia arranca o Botafogo da liderança e joga ele para terceiro colocado enquanto os baianos ficam colados na liderança.

Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

Já o último jogo da rodada, o até agora ‘saco de pancadas’, Cuiabá, perdeu mais uma vez e sem fazer gol, dessa vez para a equipe mista do Palmeiras liderada por dois garotos de 17 anos.

Sem problemas para vencer uma partida tranquila, o Palmeiras abriu o placar aos 45 do primeiro tempo, em cruzamento de Luiz Guilherme, Lázaro, uma das contratações dessa temporada, conseguiu subir mais que a marcação e abriu o marcador.

Estevão, aos 25 do segundo tempo, em uma cobrança de pênalti magistral, encerrou o placar para o Palmeiras.

O Cuiabá é outro que, se não abriu o olho logo, vai encerrar a competição sem vencer. São 4 derrotas em 4 jogos (A equipe tem um jogo a menos) e o ataque não fez sequer um gol até agora.

COMO FICOU A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO?

Veja como ficou a tabela do Brasileirão após a quarta rodada.

EquipePontosJogosVitóriaEmpateDerrotaGPGCSG%
1 Athletico-PR10531173466
2 Bahia10531186266
3 Botafogo95302116560
4 Atlético-MG9523093660
5 RedBull Bragantino9523075260
6 Palmeiras8522131253
7 Flamengo8522155053
8 São Paulo7521285346
9 Internacional7421143158
10 Cruzeiro7421177058
11 Grêmio6420243150
12 Fortaleza6413043150
13 Criciúma5312062455
14 Corinthians5512233033
15 Juventude5412157-241
16 Fluminense55122710-333
17 Vasco35104410-525
18 Vitória1401349-58
19 Atlético-GO1401327-58
20 Cuiabá04004010-100
Libertadores / Pré Libertadores/ Sul-Americana/ Rebaixamento

QUAIS SÃO AS PARTIDAS DA 6ª RODADA DO BRASILEIRÃO?

No meio da semana, as equipes brasileiras terão compromissos pela Libertadores e pela Copa Sul Americana, por isso, as partidas do Brasileirão retornarão apenas no sábado.

  • Flamengo x Corinthians – Sábado 11/05 – 16 horas – Maracanã
  • Atlético Mineiro x Grêmio – Sábado 11/05 – 21 horas – Arena MRV
  • Vasco x Vitória – Domingo 12/05 – 11 horas – São Januário
  • Palmeiras x Athletico Paranaense – Domingo 12/05 – 16 horas – Arena Barueri
  • Fortaleza x Botafogo – Domingo 12/05 – 16 horas – Castelão
  • Atlético Goianiense x Cruzeiro – Domingo 12/05 – 16 horas – Antônio Accioly
  • Bahia x RedBull Brgantino – Domingo – 12/05 – 18h30 – Fonte Nova
  • São Paulo x Fluminense – Segunda-feira – 13/05 – 19 horas – Morumbis
  • Internacional x Juventude – Segunda-feira – 13/05 – 21 horas – Beira-Rio

A partida entre Criciúma e Cuiabá foi adiada devido ao compromisso do Cuiabá na final da Copa Verde, contra o Vila Nova.

Segundo apurou a ESPN, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai adiar os jogos de Grêmio, Internacional e Juventude na 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para o próximo final de semana.

O Aeroporto de Porto Alegre não terá funcionamento até o final do mês de maio.

A CBF confirmou que o Campeonato não deve parar, mas, ainda não tem informações se isso vai permanecer já que as equipes do Sul do país ficariam extremamente prejudicadas para voltarem ao ritmo do campeonato depois.

Athletico
brasileirão
Futebol

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.