A vida de brasileiro não é fácil e nesta terça-feira, 21, mais um problema para a vida do cidadão. Quem tem carro, seja para lazer ou trabalho, já se assustou com o preço da gasolina.
Como item essencial para muitos, a gasolina acabou impactando nas contas do final do mês por conta do alto preço. Nas primeiras semanas de março, o preço do combustível disparou no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme estudo do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), o valor médio do combustível chegou a R$ 5,88, crescimento de 9,04%, comparado ao mesmo período de fevereiro.
E quem mora no Sudeste acabou sendo mais impactado, já que maior o índice de aumento foi registrado na região.
Aumento da gasolina é ocasionado por mudanças do governo
O aumento do preço da gasolina é resultado da reoneração feita pelo Governo Federal, liderado pelo presidente Lula. No ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu desonerar os combustíveis, ocasionando a queda de preço. Agora, com a reoneração, os preços voltam a subir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão de retomar a cobrança de impostos da gasolina foi por questão orçamentária, já que os cofres públicos perderiam cerca de 30 bilhões de reais caso a medida continuasse. No entanto, o diesel continua desonerado, já que seu impacto é maior para a cadeia produtiva e economia brasileira.
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique ligado
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que não manter os valores baixos da gasolina?
A decisão do Governo Federal é para evitar problemas maiores aos brasileiros. Já que ao manter a desoneração, ocasionaria a perda de arrecadação, forçando a realocação de orçamento e, consequentemente, aumentando a inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, a reoneração da gasolina é uma forma de evitar maiores problemas com impactos mais severos aos brasileiros. Por isso, a solução encontrada pelo governo foi reverter decisões tomadas pelo ex-presidente Bolsonaro.
Agora, é apertar os cintos.