Brasileiros já podem comemorar duas conquistas com CNH de graça e fim do IPVA
O processo de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um sonho para muitos brasileiros, mas nem sempre pode ser realizado devido o valor nada acessível. No entanto, saiba que há um jeito de conseguir a primeira habilitação mesmo economizando.
Muita gente nem imagina, mas existe a possibilidade de conseguir emitir a sua CNH de forma grátis. Segundo o portal Detran SP, a segunda via do documento é permitida sem custos para os condutores registrados no Estado de São Paulo com moradias atingidas por acidentes ou eventos da natureza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, de acordo com a fonte, a isenção da taxa do Detran-SP acaba sendo concedida a partir do momento em que o poder público municipal decretar estado oficial de emergência ou de calamidade na cidade.
Assim, é possível solicitar uma 2ª via da CNH de forma gratuita até 60 dias após o término do estado de emergência ou de calamidade.
COMO SOLICITAR CNH DE FORMA GRÁTIS?
Assim, o motorista que for vítima de desastres naturais pode comparecer a qualquer unidade de atendimento para pedir a 2ª via do documento, sem custos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O condutor ou o seu representante legal deverá preencher e preencher uma declaração. Além disso, será necessário apresentar um documento de identificação original com foto.
A retirada do documento deve ser feita presencialmente no prazo informado pela unidade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ISENÇÃO DO IPVA
De acordo com informações do portal FDR, as regras para a isenção do IPVA variam de estado para estado. Mas existem alguns critérios comuns que podem te beneficiar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A seguir, confira quem pode se beneficiar da isenção no IPVA:
- Veículos ecológicos: Alguns estados oferecem incentivos fiscais para quem adquire veículos mais sustentáveis;
- Profissionais: motoristas de táxi, aplicativos, transporte escolar, ônibus e caminhões podem estar isentos do IPVA, dependendo da legislação do seu estado;
- Pessoas com deficiência: As doenças que garantem esse benefício podem variar. Mas geralmente incluem problemas de mobilidade, visuais e outras condições que impeçam a pessoa de dirigir um veículo convencional;
- Veículos históricos: carros antigos com mais de 30 anos podem ser considerados veículos históricos e, em alguns estados, estão isentos do pagamento do IPVA.
COMO SABER SE TENHO DIREITO A ISENÇÃO NO IPVA?
Assim, para descobrir se você tem direito à isenção do IPVA, o ideal é consultar o Detran ou a Secretaria da Fazenda do seu estado. Eles poderão te informar sobre os requisitos específicos da sua região e os documentos necessários para solicitar a isenção.