DEU O QUE FALAR

Atenção: Brasileiros com carro ou moto recebem alerta geral de grande importância

Motoristas de carros e motos (Foto: Reprodução/Senado Federal)

Motoristas de carros e motos (Foto: Reprodução/Senado Federal)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É proprietário, comprador, vendedor ou ganhou um veículo em 2022? Você precisa fazer isso

Se você possui um veículo motorizado e realizou operações como compra, venda, doação ou é proprietário, é necessário declará-lo no Imposto de Renda. A declaração é obrigatória para aqueles que se enquadram nas regras.  É importante destacar que possuir um bem com valor acima de R$ 300 mil também exige a declaração em 2023.

É importante ressaltar que cada categoria de operação com o veículo deve ser preenchida de forma distinta na declaração do Imposto de Renda. Portanto, fique atento às orientações específicas para cada caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Imposto de Renda seguirá uma lista de prioridades para sua restituição (Foto: Reprodução)

Como declarar a propriedade de um veículo no Imposto de Renda 2023?

Se você possui um veículo automotor terrestre e precisa declarar sua propriedade no imposto de renda de 2023, é simples: basta acessar a ficha de Bens e Direitos e selecionar o grupo “02 – Bens Móveis”. Em seguida, escolha o código 01 correspondente a veículo automotor terrestre e preencha o Renavam.

Loja de carros seminovos – Foto: (Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para veículos terrestres, informe também a marca, o ano de fabricação e a placa no campo “Discriminação”. Para embarcações ou aeronaves, informe o número de registro. Mas lembre-se de declarar o valor de aquisição do bem, e não o valor de mercado atualizado.

Vale ressaltar que a forma de preenchimento pode variar para outras categorias, como compra, venda ou doação. Por isso, é importante se informar sobre as particularidades de cada situação.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Declaração de compra, venda ou doação de veículo

Para declarar a compra de um veículo realizado até o dia 31 de dezembro de 2022 no imposto de renda, você precisa seguir estes passos: na ficha de Bens e Direitos, crie um novo item e informe o número de registro do bem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, informe os dados do veículo no campo Discriminação, incluindo informações sobre o vendedor e a forma de aquisição.

Se você pagou à vista, insira o valor total da aquisição no campo “Situação em 31/12/2022”. Mas caso tenha financiado o veículo, informe apenas os valores de entrada e as parcelas pagas em 2022. Não se esqueça de incluir todas as informações necessárias para evitar possíveis problemas com a Receita Federal.

Saiba regras do Imposto de Renda 2023 (Foto: Reprodução/Sindifisco Nacional)

Para declarar a venda de veículo, acesse a ficha de Bens e Direitos, selecione o veículo vendido, zere o valor em 31/12/2022 e preencha os dados do comprador na Discriminação.

Para declarar a doação de um veículo, abra uma nova ficha de Bens e Direitos, informe a posse do bem e os dados do doador na Discriminação, declare o mesmo valor que consta no IR do doador, zere o campo em 31/12/2022 e informe os dados do donatário na Discriminação.

Quando começa a declaração do Imposto de Renda 2023?

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 começa em 15 de março de 2023 às 9h e vai até o dia 31 de maio de 2023.

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile