Uma doença comum, que está crescendo cada vez mais no Brasil, garante a sua aposentadoria no INSS hoje mesmo
A aposentadoria do INSS é um dos momentos mais aguardados de todos os trabalhadores. Porém, as vezes ela chega de maneira antecipada e por conta de um motivo que não deixa ninguém feliz, no caso das doenças.
O programa conta com uma lista de problemas de saúde que levam a pessoa a encerrar as atividades de maneira forçada. Inclusive, uma bastante comum no Brasil está entre elas e se você tiver precisa saber como solicitar o benefício em apenas 4 passos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante ressaltar que a aposentadoria por incapacidade precisa seguir uma série de requisitos estabelecidos pelo INSS. Portanto, a pessoa tem que passar por uma perícia médica que comprove a doença e também cumprir o tempo de carência necessário, geralmente de 12 meses de contribuição.
Veja a lista de doenças que, dependendo do grau, podem ocasionar a aposentadoria do INSS, de acordo com o portal ‘Migalhas’:
- Abdome agudo cirúrgico
Acidente vascular encefálico (agudo)
Alienação mental
Câncer
Cardiopatia grave
Cegueira
Doença de Paget
Doença de Parkinson
Esclerose múltipla
- Espondiloartrose anquilosante
Hanseníase
Hepatopatia grave
AIDS
Nefropatias graves
Paralisia irreversível e incapacitante
Contaminação por radiação
Tuberculose Ativa
Confira o passo a passo para solicitar o benefício
O primeiro passo é reunir toda a documentação necessária, como identidade, comprovante de residência, carteira de trabalho, contribuições e registros médicos. Assim, já poderá agendar a perícia médica junto ao INSS, onde a sua incapacidade será comprovada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O terceiro passo é ir ao local e data marcada da perícia médica, onde o profissional avaliará suas condições. Por fim, basta aguardar a decisão do perito e receberá o resultado através do portal ‘Meu INSS’.
Câncer cada vez mais comum no Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que até 2025 tenham mais de 700 mil casos de todos os tipos de câncer no Brasil. Os números preocupam e causam desespero em quem já passou ou viu um familiar nesta situação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, dependendo do grau da doença e os danos causados, pode aumentar o número de aposentadoria por conta de câncer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE