Notícia de extrema importância para todos os brasileiros que tiveram o nome negativado no Serasa acaba de sair nesta quarta-feira (19)
Sabemos que a situação financeira de milhões de pessoas no Brasil não é fácil. O fato é que muitos não conseguem manter as contas em dias, e acaba acontecendo algo que é um verdadeiro pesadelo para todos: o nome acaba indo parar na Serasa.
Dito isso, nesta quarta-feira (19), o Serasa fez um anúncio importante aos brasileiros que estão com o famoso “nome sujo”, no Serasa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, para quem não sabe, o Serasa basicamente é uma empresa privada e se consolidou como uma referência em análises e informações para decisões de crédito.
Ou seja, em outras palavras, a empresa é um birô de crédito que reúne dados enviados por lojas, bancos e instituições financeiras.
Dessa forma, o anúncio desta quarta-feira (19), é sobre as pessoas que tiveram o seu nome negativado de forma indevida, para quem não sabe, isto é mais comum do que se imagina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que em alguns casos os próprios órgãos de proteção negam crédito aos consumidores e nem sabem o motivo de o CPF estar restrito no mercado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
Quais os casos mais comuns para o CPF ser negativado indevidamente?
A seguir, veja os principais exemplos de como um CPF pode ser negativado de forma indevida:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Cancelamento de serviços – Este tipo de caso acontece quando pagamentos mensais são cancelados. Mesmo com o cancelamento, a empresa continuará cobrando e incorrendo em dívidas vencidas;
- Fraude envolvendo o consumidor – Este caso também é muito comum, e basicamente é quando o cidadão é vítima de algum golpe, normalmente a dívida feita pelos criminosos fica correndo em seu nome;
- Tempo para limpar o nome – Neste caso, o Serasa e SPC garantem que a restrição é retirada em até cinco dias após o pagamento do débito que causou o problema. No entanto, mesmo após esse período, a manutenção de nomes sujos ainda pode ocorrer.
Mas e aí, o que fazer caso o seu CPF seja negativado em algum desses casos? Caso isso aconteça com você, basta procurar as empresas que cobram por meio dos birôs de crédito. Assim, deve explicar o ocorrido e pedir que retirem seu nome da lista de devedores.