Cidadãos são pegos de surpresa e irão receber devolução de dinheiro pago ao governo, saiba como
E esse novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda está dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, a devolução de dinheiro pago em impostos que brasileiros receberam e você precisa saber como.
As informações são da Fernanda Santiago, assessora especial do Ministério da Fazenda, a qual informou que o governo estã criando um novo sistema, com o intuito de gerar uma espécie de “cashback” para os cidadãos, onde os impostos sobre itens essenciais a sobrevivência, serão restituídos para os brasileiros em situação de vulnerabilidade.
Ainda de acordo com as informações oficiais divulgadas, o novo sistema de deve beneficiar 72 milhões de cidadãos, e segue em análise pelo novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O intuito da criação do sistema é criar um novo imposto sobre bens e serviços, parecido com o imposto sobre o Valor Agregado (IVA) que é cobrado em mais de 100 países e segue em análise no Congresso Nacional.
Para viabilizar a ideia, o novo imposto deveria unificar cinco atuais impostos de consumo, que são o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa Integração Social (PIS), o Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a reforma tributária, que segue em análise no Congresso Nacional, a expectativa é que, em vez de desonerar a cesta básica, a nova proposta instaure a devolução dos impostos à população mais carente do país.
O crescimento gerado na economia do país seria satisfatório com a reforma tributaria, pois segundo informações oficiais, pode gerar um crescimento na economia de, no mínimo, 12% em um período de 15 anos e isso é o mesmo que injetar R$ 1,2 trilhão a mais no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.
Quanto os brasileiros pagam de imposto?
Só no ano de 2022, os contribuintes brasileiros pagaram mais de R$ 2,8 trilhões em impostos, de acordo com o Impostômetro, painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).