ADEUS

Engolida pela Brastemp e Consul: O fim chocante de marca de gigante de eletrodomésticos após 50 anos no Brasil

07/08/2024 às 22h54

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Empresa teve o nome extinto do mercado (Foto: Divulgação)

Companhia acabou se juntando com as concorrentes, mas teve o nome extinto e sumiu das lojas depois de longas décadas de sucesso

Uma popular marca de eletrodomésticos figurou entre as principais do Brasil. Foi uma importante história no mercado, até que ela acabou sendo derrubada pela Brastemp e a Consul, que seguem forte no setor até hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada no ano de 1946, a empresa foi revolucionária ao lançar fogões, fornos, lava-louças, entre outros produtos que mostravam uma alta tecnologia para a época. Durante um bom tempo, eles estiveram na lista dos mais vendidos do país.

Segundo o Design Cultura, a Semer teve uma alta demanda de vendas em seus 50 anos de história. Consagrada nas lojas, a marca, com certeza, esteve presente na casa de muita gente, antes de sumir de vez do mapa nacional, dando espaço às antigas concorrentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consul, Brastemp
Após se fundir com a Brastemp e a Consul, a Semer acabou sumindo das lojas (Foto: Divulgação)

Em 1984, a companhia havia sido incorporada ao Grupo Brasmotor, o que aumentou ainda mais o volume dos eletrodomésticos. Após uma década, eles se uniram com a Brastemp e a Consul, com quem disputavam clientes nos shoppings de todo o país, antes de juntarem forças.

O trio acabou formando uma única empresa, a Multibrás, que havia se tornado a maior indústria e produtora de equipamentos residenciais de linha branca da América Latina. Apesar de não ter enfrentado nenhum processo de falência, a Semer acabou sumindo do catálogo, por causa do destaque das outras duas parceiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1996, já não havia mais nenhuma produção com o nome deles, que foi totalmente engolido pela Brastemp e a Consul. Hoje, em 2024, ambas continuam aparecendo na lista das 10 marcas mais vendidas desse setor. De acordo coma Leroy Merlin, a Electrolux lidera o ranking que também conta com outras rivais, como a Philco.

Uma matéria do G1 revelou que, no ano de 2017, a Electrolux, que segue no topo, comprou a Continental na América Latina. Antes disso, ela pertencia à Mabe Brasil, que teve sua importância no varejo, mas acabou caindo em falência. O investimento teria sido de R$ 70 milhões em um leilão sobre a massa falida da antiga dona.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brastemp, Consul, Eletrodomésticos
Os eletrodomésticos da Semer já estiveram entre os mais vendidos do Brasil (Foto: Divulgação)

O que acontece em casos de falência?

Esse processo reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ser revertido, caso o responsável consiga achar um jeito de levantar a empresa novamente.

BRASTEMP
Consul
Destaque
Semer

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.