Globo faz cortes em Cara e Coragem, após levar críticas.
Bruno de Luca e Ana Clara Lima gravaram uma participação especial em Cara e Coragem. Porém, a emissora carioca resolveu tirar toda a sequência da novela após receber críticas nas redes sociais por usar atores brancos em um comercial fictício inspirado na cultura chinesa. A cena que teria a presença de Pat (Paolla Oliveira) começaria a ser exibida na quinta-feira (4) e continuaria no capítulo desta sexta-feira (5).
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Na trama escrita por Claudia Souto, Bruno de Luca e Ana Clara Lima gravaram ao lado de Pat e Moa (Marcelo Serrado) como eles mesmos. Os famosos seriam as estrelas de um comercial. Nas redes sociais, muitos internautas acusaram a Globo de fazer yellowface. Até mesmo a atriz Ana Hikari, de Malhação (2017), As Five (2020) e Quanto Mais Vida, Melhor (2021), também reclamou da cena.
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Yellowface, que em português é traduzido para cara amarela, consiste em atribuir a artistas brancos características a fim de representar uma pessoa com etnia asiática ou oriental, semelhante à prática de blackface, quando fazem com negros, usando uma pessoa branca para escurecer o tom de pele.
Essa prática é totalmente inadmissível. No caso de Cara e Coragem, o quarteto apareceu em imagens divulgadas pelas redes sociais da emissora usando trajes, acessórios e maquiagem da cultura chinesa.
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Em Cara e Coragem, a dupla participou de um comercial em que Pat e Moa atuaram como dublês das verdadeiras estrelas da propaganda. Os protagonistas da novela das sete da Globo também precisaram se caracterizar como chineses para representar os famosos na cena.
Pat e Moa, já surgiram nos últimos capítulos com roupas características, ensaiando para a gravação. Porém, a cena divulgada pelo Gshow em suas redes sociais e também pela Comunicação da emissora provocou um caos na web.
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GLOBO VETOU CENAS
“Pat e Moa serão convocados para uma nova gravação em Cara e Coragem. Desta vez, eles serão os dublês de ação de ninguém mais, ninguém menos que Ana Clara e Bruno de Luca, num set todo inspirado na cultura oriental. Eu já amei”, escreveu o portal da Globo no perfil oficial da emissora no Instagram.
Porém, Claudia Souto, autora de Cara e Coragem não escreveu a cena bizarra e nem contribuiu para a escalação dos atores. No roteiro entregue pela novelista, de acordo com o Notícias da TV, não tinha qualquer menção à cultura asiática.
Na cena de ensaio dos mocinhos de Cara e Coragem para as gravações, por exemplo, era informado que alguns figurantes estariam fazendo manobras diante de um fundo de chroma key. Já Pat e Moa usariam roupas de couro.
Porém, nas imagens que foram ao ar na quarta-feira (3), já surgiu um cenário de um templo, enquanto os dublês surgiam com figurinos que remetiam ao universo asiático.
Já o comercial em si era descrito no roteiro como algo com muita ação, mas sem nenhum referência a essa cultura. Na descrição realizada pela novelista, a personagem de Paolla Oliveira e o personagem de Marcelo Serrado estariam em uma moto, subindo uma rampa que teria um vidro falso no topo.
De acordo, com o roteiro, a atriz escalada foi Ana Clara Lima, que deveria retirar seu capacete com glamour, enquanto sacudiria os cabelos em câmera lenta. Pat e Moa assistiam de longe e até fariam piada do momento.
“Normalmente, nesses casos, a autora não “perde o tempo” dela escrevendo detalhes do comercial fictício. Ela dá a ideia do que precisa para a ação que pode ser, por exemplo, a Pat sentir ciúme do Moa, ou algum dublê se machucar”, informou uma fonte de Cara e Coragem ao Notícias da TV.
“Toda a concepção de como será o comercial fictício é feito em conjunto pela direção, arte e cenografia da novela. Quando a cena engloba uma ação de merchandising, a equipe comercial é acionada para a criação da sequência em conjunto com o anunciante. Mas este não era o caso”, justificou. A Globo não se pronunciou sobre o veto das sequências polêmicas até o momento.